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TikTok Shop será grande aposta das marcas durante a Black Friday, mostram dados da plataforma

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

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O TikTok Shop está bombando no Brasil. Desde que a plataforma anunciou a possibilidade de vendas pelo aplicativo, empresas e criadores passaram a correr para compreender a nova opção de marketplace e cativar os consumidores a partir das “compras por descoberta”.

TikTok Shop se prepara para as vendas de Black Friday no Brasil. Imagem: divulgação TikTok
TikTok Shop se prepara para as vendas de Black Friday no Brasil. Imagem: divulgação TikTok

Pensando nessa potência, o TikTok preparou um evento voltado para imprensa e criadores de conteúdo compreenderem melhor a utilidade da plataforma em novembro, mês em que as vendas online crescem ainda mais em virtude da Black Friday.

Crescimento acelerado

De acordo com a companhia, desde maio até o fim de setembro, a plataforma registrou um aumento em 11 vezes o número de vendedores presentes no TikTok. Em setembro, as vendas apontaram um aumento de 26 vezes em vendas em comparação a maio, mês em que a plataforma abriu a funcionalidade.

“As pessoas já tinham o hábito de descobrir e explorar produtos no TikTok, exemplo disso é que três em cada quatro usuários afirmaram que já haviam comprado um produto após vê-lo no TikTok. Agora, o TikTok Shop oferece uma nova forma de comprar, muito mais personalizada. E inaugura a era da Compra por Descoberta, que une entretenimento com descoberta”, explica Gustavo Mondo, líder de Casa e Decoração do TikTok Shop no Brasil.

Gustavo Mondo, líder de Casa e Decoração do TikTok Shop no Brasil./Imagem: divulgação TikTok Shop

Com o aumento da circulação de produtos e marcas no TikTok Shop, cresceu também a comunidade de criadores na plataforma, que registra hoje um número 12 vezes maior do que em maio.

Uma nova Black Friday

Para que o vendedor participe das vendas de Black Friday no TikTok Shop, é obrigatório que ele ofereça algum desconto (que seja menor do que os últimos 30 dias), o que é monitorado pela plataforma. Além disso, o TikTok incentiva promoções para alguns segmentos.

Quando comparado com outros sites e até mesmo vendedores oficiais dentro da plataforma, alguns criadores ofertam produtos a um preço muito abaixo, o que faz parte da estratégia de captação de público e incentivo para os criadores.

“Nossa estratégia é democratizar o mix de produtos e diversidade de vendedores”, afirmou Mondo. Com relação a captação de marcas, ele entende que as empresas percebem a necessidade de estar onde o consumidor está, de forma que é natural que novas marcas entrem na plataforma para não perder espaço e relevância com os consumidores. “É um ambiente bom para contar histórias novas e possibilitar que o cliente descubra os produtos”, finaliza.

Além do preço mínimo, o TikTok Shop requer que o lojista comprove a disponibilidade de entrega do produto ofertado, ou seja, estoque suficiente.

Muito além da geração Z

Um dos pontos trazidos pelos presentes na roda de conversa foi a importância de desmistificar os usuários da plataforma. Ao começar no Brasil, há alguns anos, o TikTok era de fato uma rede voltada para um público mais jovem, mas hoje abraça diversos temas e, consequentemente, uma gama mais ampla de criadores e lojas disponíveis.

De acordo com Eduardo, quebra-se um estigma de que o TikTok é uma plataforma para adolescentes e jovens adultos, uma vez que as métricas apontam para um perfil de idade 30+. “Além disso, o TikTok Shop não aparece para usuários com menos de 18 anos”, explica.

Conversão e engajamento

Para complementar as informações, o evento contou com a presença de cases de sucesso de atuação no TikTok Shop. Um deles foi a Granado, primera marca brasileira a firmar parceria para um Super Brand Day (SBD), ativação de múltiplos dias criada para impulsionar visibilidade, engajamento e vendas. A ação gerou uma audiência de 16 milhões de impressões e quase 300 mil telespectadores, resultando em mais de 18 mil produtos vendidos.

O TikTok Shop virou uma vitrine para as lojas presentes na apresentação. “Nossa experiência como marca antes da plataforma era através dos micro criadores, pois temos muitas pessoas dispostas a gravar e a agradar as marcas, mas ainda havia o medo de não ficar bom e não ter dados da performance. Com o TikTok Shop há um incentivo para que o criador ganhe comissão em cima do produto e temos mais visibilidade das métricas”, explica Renan Viotto, CEO da Vittare Home, loja de produtos para cama, mesa e banho que usa a plataforma para impulsionar as vendas e se conectar melhor com os clientes. “

A atenção é o bem mais valioso para pessoa, então é um ativo poderoso para o marketing“, conclui. A empresa alcança um faturamento de R$200 mil por mês apenas com sua loja na plataforma, sendo que 75% do seu faturamento total vem do TikTok Shop

Para Diogo Bottino, criador de conteúdo focado em Lives no TikTok Shop, que está entre os TOP 50 creators da plataforma, “até a pessoa que não quer comprar acaba comprando”. Isso porque muitas vezes o consumidor acaba sendo impactado de forma positivo em um momento de lazer, assistindo a um vídeo ou a uma live. “Às vezes a pessoa não tinha certeza sobre a qualidade ou utilidade de um produto e acaba se decidindo ao vê-lo melhor durante uma live”, finalizou.

O influenciador já vendeu mais de 100 mil produtos em uma única live e alcançou quase R$500 mil em vendas em um mês. Suas conquistas no TikTok Shop incluem um GMV total de R$ 1,08 milhão, sendo R$753 mil gerados apenas em lives, totalizando 148 transmissões.