Uma pesquisa conduzida pela Nielsen Catalina Solutions em parceria com a TapInfluence e a WhiteWave Foods revelou que campanhas com influenciadores digitais podem impulsionar significativamente as vendas no e-commerce. O estudo mostrou que esse tipo de ação publicitária gerou, em média, US$ 285 em vendas adicionais a cada mil visualizações.

De acordo com a TapInfluence, o número representa um retorno sobre investimento (ROI) 16 vezes superior ao obtido em campanhas de marketing tradicionais. A conclusão reforça o potencial dos criadores de conteúdo como ferramenta estratégica para marcas que atuam no ambiente digital, especialmente no varejo online.
Os dados também destacam a eficiência da publicidade de influência em converter engajamento em resultados financeiros, colocando o segmento como uma das principais apostas para empresas que buscam aumentar suas vendas por meio de canais digitais.
Sucesso no Brasil
Por aqui, os microinfluenciadores ditam o ritmo de consumo online, junto aos vídeos curtos, que também têm conquistado espaço no comércio eletrônico. O formato reels é o favorito dos brasileiros, com 55% de adesão, um percentual muito superior à média global, de 32%.
Cerca de 83% dos consumidores brasileiros já fizeram compras após a recomendação de algum influenciador, segundo a pesquisa da Rakuten Advertising. Os setores favoritos? Moda, beleza e itens para casa.
Além disso, os consumidores também tendem a confiar mais em influenciadores do que em publicidade tradicional. A autenticidade transmitida pela personalização dos anúncios traz uma sensação de que os atributos do produto são mostrados “de verdade”.