Além do YouTube Shopping como segmento voltado ao consumo, os vídeos curtos na plataforma, chamados de Shorts, também se consolidaram como núcleo para descobertas de marcas e produtos, principalmente entre os usuários da Geração Z. Segundo levantamento do eMarketer em parceria com o YouTube, 85% deles usam o YouTube Shorts pelo menos uma vez por mês.

O formato de vídeos curtos, aliás, é considerado uma das principais portas de entrada para o consumo de conteúdo digital no Brasil. No caso do YouTube, conforme o relatório, 96% dos brasileiros da Geração Z (18 a 27 anos) afirmam assistir tanto a vídeos curtos quanto longos.
Shorts nos holofotes
O estudo destaca que a expansão do Shorts tem transformado o comportamento de descoberta de produtos e marcas. Ao todo, sete em cada dez entrevistados (74%) dizem ter conhecido novas marcas por meio de vídeos no YouTube, reforçando o papel da plataforma na jornada de consumo digital.
Em comentário adicionado ao estudo, Matteo Ceurvels, analista principal da eMarketer, afirma que a América Latina deve ser observada de perto neste movimento. “A região tem a segunda maior penetração global de público em vídeos online, atrás apenas da América do Norte. O Shorts oferece às marcas uma forma de alcançar consumidores em um meio que eles já consomem intensamente”, explica.
Confiança e decisão de compra
A confiança nos criadores de conteúdo é um dos principais fatores que explicam o desempenho da plataforma. Cerca de 86% dos espectadores da Geração Z afirmam que o YouTube os ajuda a tomar decisões de compra mais confiantes, segundo pesquisa da Kantar citada no relatório.
Além disso, o YouTube é visto como o ambiente com os criadores mais confiáveis para recomendações de produtos, superando concorrentes como TikTok, Instagram e plataformas de streaming.
Oportunidades
A eMarketer aponta que, apesar do avanço do marketing de influência, muitas marcas ainda não exploram o Shorts de forma estruturada. Isso cria um cenário de “primeiros movimentos”, com espaço para crescimento e diferenciação.
“Os consumidores brasileiros são extremamente ativos nas redes e têm quase o dobro da probabilidade de seguir influenciadores em comparação à média global. Isso cria terreno fértil para parcerias autênticas e de alto engajamento, especialmente com nano e microinfluenciadores”, afirma Ceurvels.
Panorama
Com mais de dois bilhões de usuários conectados mensalmente, o YouTube Shorts é visto pela eMarketer como um dos formatos de maior alcance e engajamento no país. Por isso, o relatório pontua que as marcas que combinarem vídeos curtos com conteúdo de criadores confiáveis tendem a capturar o público onde ele mais consome e confia.