A OpenAI anunciou nesta segunda-feira (3) uma parceria estratégica plurianual com a Amazon Web Services (AWS). Avaliado em US$ 38 bilhões, o acordo tem como objetivo ampliar a capacidade de computação da companhia para o desenvolvimento e a operação de seus modelos de Inteligência Artificial (IA).

De acordo com o comunicado conjunto, a parceria garante à OpenAI “acesso imediato e crescente à infraestrutura de classe mundial da AWS” para dar suporte a cargas de trabalho avançadas em IA.
Com o novo acordo, a OpenAI passará a operar seus sistemas em servidores Amazon EC2 UltraServers, equipados com centenas de milhares de chips e capacidade de escalar para dezenas de milhões de CPUs. A estrutura será voltada a tarefas de alto desempenho, como o treinamento de modelos e a execução do ChatGPT.
Toda a capacidade contratada deve estar ativa até o final de 2026, com previsão de expansão até 2027 e nos anos seguintes.
Modelos e impacto no mercado
A OpenAI destacou que seus modelos “de código aberto e peso básico” já estão disponíveis no Amazon Bedrock, plataforma que oferece acesso a modelos de IA generativa a empresas como Comscore e Peloton.
Após o anúncio, as ações da Amazon registraram alta de cerca de 5% na Bolsa de Nova York, refletindo o otimismo do mercado com o reforço da gigante em sua frente de inteligência artificial.