Logo E-Commerce Brasil

Amazon supera expectativas e registra lucro líquido de US$ 21,19 bilhões no 3º trimestre

Por: Alice Lopes

Jornalista no E-Commerce Brasil

Jornalista no E-commerce Brasil, graduada pela Universidade Nove de Julho e apaixonada por comunicação.

Ver página do autor

A Amazon divulgou um lucro líquido acima das previsões de mercado no terceiro trimestre, impulsionado pelo crescimento nas vendas e pela expansão de suas principais operações. O desempenho fez as ações da companhia avançarem 9,6% no after hours da Bolsa de Nova York.

Caixa da amazon
(Imagem: reprodução)

Lucro e receita em alta

A empresa registrou lucro líquido de US$ 21,19 bilhões, ou US$ 1,95 por ação diluída, ante US$ 15,3 bilhões (US$ 1,43 por ação) no mesmo período de 2024. O resultado superou as estimativas de analistas consultados pela FactSet, que projetavam US$ 1,57 por ação.

As vendas líquidas cresceram 13%, totalizando US$ 180,2 bilhões, em comparação com US$ 158,9 bilhões no terceiro trimestre do ano anterior. Desconsiderando o impacto positivo de US$ 1,5 bilhão das variações cambiais, o avanço foi de 12%.

Os ganhos também refletiram os retornos do investimento da Amazon na startup de inteligência artificial Anthropic.

AWS acelera crescimento

O destaque do trimestre foi o desempenho da Amazon Web Services (AWS), cuja receita avançou 20% em relação a 2024, alcançando US$ 33 bilhões. Na América do Norte, as vendas cresceram 11%, para US$ 106,3 bilhões, enquanto o mercado internacional apresentou alta de 14%, chegando a US$ 40,9 bilhões.

“A AWS está crescendo em um ritmo que não víamos desde 2022, acelerando novamente para 20,2% em relação ao ano anterior. Continuamos a observar uma forte demanda em IA e infraestrutura essencial, e temos nos concentrado em acelerar a capacidade, adicionando mais de 3,8 gigawatts nos últimos 12 meses”, afirmou Andy Jassy, presidente e CEO da Amazon.

O resultado reforça o momento positivo da companhia, que segue ampliando investimentos em inteligência artificial e infraestrutura digital. A expectativa do mercado é de que o desempenho da AWS continue sendo um dos principais motores de crescimento da Amazon nos próximos trimestres.