Logo E-Commerce Brasil

Queda da Amazon AWS causa instabilidade global em sites e aplicativos

Por: Alice Lopes

Jornalista no E-Commerce Brasil

Jornalista no E-commerce Brasil, graduada pela Universidade Nove de Julho e apaixonada por comunicação.

Ver página do autor

Uma falha nos serviços da Amazon Web Services (AWS) derrubou sites e aplicativos em diferentes partes do mundo nesta segunda-feira (20), afetando companhias de tecnologia, finanças, aviação e entretenimento.

Amazon AWS Fachada
(Imagem: reprodução)

Entre os serviços impactados estão Facebook, Snapchat e a própria Amazon, além de plataformas financeiras como Coinbase, Robinhood e Venmo. Ferramentas corporativas, como o Slack, e empresas aéreas como a United Airlines também relataram problemas. Jogos populares, como Fortnite e Roblox, chegaram a ficar fora do ar, assim como o buscador de inteligência artificial Perplexity.

A AWS é responsável pela infraestrutura de milhões de sites e aplicativos, fornecendo hospedagem, processamento e armazenamento em nuvem para algumas das maiores empresas do mundo. Por isso, qualquer interrupção em sua rede tem reflexos imediatos e de grande escala.

Recuperação parcial e causa identificada

Segundo a própria Amazon, engenheiros estavam “engajados e trabalhando ativamente para mitigar o problema e compreender sua causa raiz” em uma região de data centers localizada na costa leste dos Estados Unidos, centrada na Virgínia do Norte.

Os primeiros relatos de instabilidade surgiram por volta das 4h (horário de Brasília), conforme o Downdetector, site que monitora serviços online. Às 6h30, a AWS informou que os sistemas começavam a se recuperar e que parte dos sites e aplicativos afetados já voltava ao ar.

A empresa atribuiu a falha a problemas no Amazon DynamoDB, serviço de banco de dados e processamento da AWS. Interrupções como essa não são incomuns e evidenciam a dependência global das empresas em relação às infraestruturas de nuvem, e como falhas regionais podem gerar efeitos em cadeia em toda a internet.