Em 2025, e-commerce brasileiro caminha para uma Black Friday recorde. Pelo menos é o que sugere o último levantamento da Neotrust, fonte de dados e inteligência sobre o setor. A companhia projeta que o faturamento do varejo online atinja a marca de R$ 11 bilhões no período, representando um crescimento de 17% em relação ao mesmo evento em 2024.

Uma nova Black Friday
A análise, que considera as vendas de quinta (26) a domingo (30) de novembro, aponta para um cenário robusto, impulsionado pela consolidação de novas categorias e por fatores estratégicos, como o pagamento do 13º salário de boa parte dos consumidores brasileiros na data.
Categorias
A expectativa de alta é sustentada tanto por categorias de grande volume financeiro quanto por segmentos emergentes. O estudo indica que eletrodomésticos, eletrônicos e smartphones continuarão sendo as mais representativas em termos de faturamento total, respondendo por mais de um terço da receita.
No entanto, o maior crescimento percentual deverá vir de segmentos como saúde, esporte & lazer, automotivo e beleza & perfumaria, sinalizando a diversificação da cesta de compras digitais do consumidor.
Comportamento
Segundo Léo Homrich Bicalho, Head de Negócios da Neotrust, a Black Friday se mantém como a data mais relevante do ano. “Apesar de identificarmos no decorrer do ano o aumento de campanhas sazonais estimuladas por datas duplas internacionais, como o 10/10 e o 11/11, a Black Friday é o período mais esperado pelos consumidores, com resultados até três vezes maiores do que um dia normal de vendas. Neste ano teremos outro fator que influencia positivamente a data: o 13º salário será pago no dia do evento”, explica.
A análise da Neotrust sobre o comportamento de compra sugere que a tendência de antecipação de vendas observada em 2024 deve se consolidar, com crescimento expressivo logo na primeira semana de novembro. Contudo, Bicalho ressalta que, ao se tratar de categorias com custo médio mais alto, o consumidor tende a aguardar a Black Week. Além disso, o sábado (29) tem ampliado sua relevância no decorrer dos anos, demandando atenção estratégica dos lojistas.
Otimismo do segmento
A saúde do e-commerce ao longo do ano serve de base para as projeções otimistas. O faturamento nos três primeiros trimestres de 2025 já totalizou R$ 282,6 bilhões, um avanço de 18% em relação a 2024, com um total de 934,5 milhões de pedidos.
Um dos destaques é o crescimento de 72% da categoria de saúde no período, impulsionado significativamente pelas vendas de canetas emagrecedoras, que movimentaram R$ 3,01 bilhões e tiveram um tíquete médio 24% superior ao dos demais consumidores.
Para contextualizar o avanço, a Black Friday de 2024 faturou R$ 9,38 bilhões (alta de 10,7% sobre 2023), com 18,2 milhões de pedidos e um tíquete médio de R$ 515,7.
A Neotrust baseia suas análises no monitoramento contínuo das transações de 80 milhões de consumidores digitais em sete mil lojas parceiras, acompanhando uma média diária de 2 milhões de pedidos, garantindo a solidez dos dados apresentados.