A paciência do consumidor da Black Friday tem preço e está diretamente ligada ao valor do frete. Segundo a pesquisa Intenção de Compra Black Friday 2025, 48% dos entrevistados afirmam desistir de uma compra diante de taxas elevadas, mesmo quando há boas promoções. Já 53% não se importam em esperar mais pela entrega se o envio for gratuito, enquanto 31% valorizam a opção de retirada em loja física.

Jornada cada vez mais digital
O estudo aponta que o comportamento de compra está cada vez mais concentrado no ambiente digital e mobile. O celular é o principal dispositivo usado nas compras online, citado por 75% dos consumidores, seguido pelo computador (20%). Entre os canais de compra, os sites das lojas aparecem em primeiro lugar (58%), seguidos por aplicativos (52%) e marketplaces (31%). As lojas físicas ainda mantêm relevância, mencionadas por 29% dos entrevistados.
Hoje o consumidor busca praticidade: ele decide e conclui a compra pelo celular e espera ser atendido no canal de sua escolha. Simplicidade, agilidade e atendimento adequados às preferências do cliente deixaram de ser diferenciais na Black Friday e se tornaram requisitos básicos para conquistar e reter clientes, afirma Rodrigo Ricco, diretor da Octadesk.
Planejamento e consumo
O levantamento revela que 70% dos consumidores se planejam financeiramente para as promoções e 60% pretendem gastar acima de R$ 500 na Black Friday deste ano. Os eletrônicos lideram a intenção de compra, com 53% das menções, seguidos por eletrodomésticos (44%), roupas (39%), viagens (26%) e itens de beleza (25%).
O Pix também ganhou espaço entre as formas de pagamento, avançando 15 pontos percentuais e alcançando 38% das preferências. O cartão de crédito, embora ainda lidere, caiu de 75% em 2024 para 60% em 2025.
Oportunidade para o varejo
Assim como o consumidor se antecipa, lojistas e empreendedores também precisam se preparar para a alta demanda. A Black Friday se consolidou como o principal período de vendas do ano. Quem se organiza com antecedência consegue converter resultados e transformar clientes ocasionais em recorrentes, fortalecendo a fidelização no varejo digital.