Quatro em cada dez consumidores brasileiros já desistiram de compras internacionais pela internet por causa do Imposto de Importação (II), conhecido como “taxa das blusinhas”. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Nexus a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Desistências crescem com a taxação
Entre os consumidores que têm o hábito de comprar em sites estrangeiros, a taxa tem sido um fator decisivo. O porcentual de quem já desistiu de uma transação por causa do imposto subiu de 13% em maio de 2024 para 38% em outubro. No mesmo período, a fatia dos que nunca deixaram de comprar caiu de 74% para 50%.
Entre os que desistiram por conta da cobrança, 42% abandonaram a compra em definitivo. Outros 32% buscaram um produto similar com entrega nacional, enquanto 14% recorreram a uma loja física. Já 11% tentaram adquirir o mesmo item em outro site internacional.
Para a CNI, os dados indicam um impacto positivo na indústria nacional. “No entanto, o imposto ainda está em um patamar muito aquém do necessário para chegarmos a esse equilíbrio, pois a carga tributária de outros países é muito menor que a nossa”, afirmou o superintendente de Economia da entidade, Marcio Guerra.
Outros fatores também pesam na decisão
A pesquisa também revelou que a taxação não é o único obstáculo para as compras internacionais. O ICMS fez 36% dos consumidores habituais desistirem de uma transação, enquanto o custo do frete foi responsável por 45% das desistências. Além disso, 32% afirmaram já ter abandonado uma compra devido ao longo prazo de entrega.