A Amazon reforçou seu plano de expansão logística no Brasil com a abertura de mais de 100 novos centros de distribuição, uma média de dois por semana. A iniciativa tem como meta ampliar a capacidade de armazenamento e envio de produtos, reduzir prazos de entrega em todas as regiões e fortalecer o comércio eletrônico no país.

Somente em 2024, a companhia investiu mais de R$ 13,6 bilhões no Brasil e pretende seguir ampliando sua presença local. Além da expansão física, a Amazon anunciou reduções nas taxas de seus programas de logística e a gratuidade do Fulfillment by Amazon (FBA) até dezembro deste ano. Outros serviços, como o Delivery by Amazon (DBA) e o FBA Onsite, também tiveram custos reduzidos, com o objetivo de facilitar o acesso de lojistas às soluções logísticas da empresa.
“A Amazon foi construída com base na inovação e na excelência operacional, sempre buscando proporcionar melhores experiências aos clientes, impactando positivamente as pessoas ao longo do dia, além de nossos múltiplos segmentos. Somos também uma empresa que nunca deixou de investir no futuro e de se concentrar no longo prazo”, afirma Juliana Sztrajman, presidente da Amazon Brasil.
Tecnologia e automação aceleram operações
A companhia tem apostado em automação e Inteligência Artificial (IA) desenvolvidas por times locais para tornar suas operações mais eficientes. Essa estratégia permitiu o crescimento de um para mais de 250 centros logísticos em seis anos, reduzindo em 77% o tempo de implementação de cada unidade e ampliando o portfólio de produtos disponíveis no site de 1 milhão para 180 milhões de itens.
O ritmo de expansão se intensificou em 2024, com a adição de 30 milhões de novos produtos, representando um crescimento de mais de 20% desde janeiro, incluindo itens de sellers internacionais.
“O Brasil é uma prioridade estratégica para a Amazon globalmente e, hoje, temos milhares de pessoas e tecnologia trabalhando juntas em todo o país, proporcionando o crescimento da empresa. Os investimentos da Amazon no Brasil são extremamente estratégicos, reforçando nossa visão de longo prazo. Com nossa rede logística e tecnologia distribuídas por todas as regiões, estamos acelerando os prazos de entrega e melhorando a experiência dos clientes”, complementa Juliana.
Apoio a empreendedores e sellers locais
A infraestrutura logística da Amazon já apoia mais de 100 mil vendedores parceiros no país, conectando empreendedores de diferentes portes a clientes em novas regiões. Por meio de programas como o FBA e o DBA, os sellers utilizam as tecnologias globais da empresa para expandir suas operações e aumentar a eficiência de seus negócios dentro do marketplace.