Durante reunião da Força-Tarefa de Educação em Inteligência Artificial (IA) da Casa Branca na última quinta-feira, 4, as gigantes de tecnologia apresentaram iniciativas para apoiar os compromissos do governo norte-americano.

A Microsoft anunciou um pacote de medidas voltado ao Desafio Presidencial de IA e à Ordem Executiva de Educação em IA. Satya Nadella, presidente e CEO da empresa, destacou que a ação marca um avanço na introdução de ferramentas e treinamentos em salas de aula, com foco em capacitar professores, alunos e ampliar oportunidades econômicas.
Já a Amazon afirmou que, até 2028, apoiará o treinamento de 4 milhões de pessoas em habilidades de IA, disponibilizará currículos da área para 10 mil educadores e concederá até US$ 30 milhões em créditos de nuvem para organizações elegíveis. A companhia também confirmou adesão ao Desafio Presidencial de IA.
Liderança dos EUA em pauta
A CEO da AMD, Lisa Su, ressaltou a importância do momento para reforçar a liderança dos Estados Unidos em inteligência artificial. “Estamos tentando acelerar a liderança em IA nos EUA e certamente achamos que esta administração fez muito por isso… Estamos felizes em fazer parte disso”, afirmou.
Além da reunião, o presidente norte-americano, Donald Trump, organizou um jantar com líderes do setor. Entre os convidados estão Mark Zuckerberg (Meta), Tim Cook (Apple), Bill Gates (Microsoft) e Sam Altman (OpenAI).