Em parceria, Cybersource e E-Commerce Brasil realizaram uma pesquisa sobre segurança, pagamento e soluções antifraude no e-commerce atualmente.
Como forma de contexto, a Cybersource usou uma pesquisa recente em parceria com a PYMNTS para orientar os respondentes. Esta apontou que 65% dos respondentes fizeram sua última compra em uma loja física. No entanto, a participação desse canal nas vendas totais dos estabelecimentos comerciais brasileiros vem caindo.
Diante dessa informação, os respondentes da pesquisa em parceria com o E-Commerce Brasil foram questionados sobre as taxas de crescimento do e-commerce em relação à loja física.
60% responderam que o e-commerce deverá continuar ganhando importância no negócio. Para 29% não haverá a relação entre a loja física, por só venderem no e-commerce no momento; e para 11% as lojas físicas ainda devem ser as predominantes no negócio.
Soluções antifraude
Para os respondentes desta pesquisa, o cartão de crédito continua sendo a forma principal de pagamento escolhida pelos consumidores (80%). Sendo assim, existem algumas preocupações quanto à segurança que devem ser consideradas.
Podendo responder mais de uma alternativa, os lojistas entrevistados afirmaram que a análise de dispositivo é a solução antifraude mais eficiente usada por eles (com 45% das respostas).
Em seguida estão: comportamento do cliente no site, com 40%; autenticação em dois fatores por telefone com 37%; e autenticação do pagador (3D secure), com 31%.
Outras respostas em soluções antifraude:
- 26% histórico de pedidos dos clientes;
- 26% verificação de e-mail;
- 23% CVV;
- 17% lista negativa;
- 14% histórico de crédito;
- 9% indicadores biométricos;
- 3% verificação de redes sociais;
- 3% autenticação de cadastro.
77% afirmaram usar soluções antifraude fornecidas por terceiros para proteger a empresa. Ademais, 9% afirmaram usar soluções antifraude próprias.
Além disso, uma parcela de 14% afirmou não usar soluções antifraude.
Outras formas de pagamento usadas nos e-commerces dos respondentes da pesquisa:
- 71% boleto;
- 51% Pix;
- 49% cartão de débito;
- 46% transferência bancária;
- 43% facilitador de pagamentos;
- 9% Apple Pay;
- 9% Google Pay;
- 3% Samsung Pay.
Chargeback
Para 54% dos respondentes da pesquisa, o nível de chargeback da empresa fica entre 0 a 0,5%. Já para 43% fica entre 0,5% a 1%. Por fim, 3% responderam que fica entre 1% a 2%.
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