Logo E-Commerce Brasil

PDD, holding da Temu, cresce acima do esperado em lucro

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

A chinesa PDD Holdings, controladora da Pinduoduo e Temu, divulgou, nesta terça-feira (18), resultados acima das previsões para o terceiro trimestre. Os principais impulsos foram as fortes campanhas promocionais e os altos investimentos em marketing no mercado chinês. Apesar do desempenho financeiro positivo, as ações negociadas nos Estados Unidos caíram 4% no pré-mercado.

PDD, holding da Temu, cresce acima do esperado em lucro
(Imagem: Reuters)

A empresa reportou lucro ajustado de US$ 2,97 por ação, acima da estimativa média de US$ 2,37 yuans prevista por analistas. O lucro líquido ajustado atribuível aos acionistas avançou para US$ 4, 414 bilhões, ante US$ 3,86 bilhões um ano antes.

A receita da PDD no trimestre somou US$ 15,23 bilhões, ligeiramente abaixo da previsão de US$ 15,25 bilhões compilada pela LSEG. O avanço de 9% confirma a desaceleração do crescimento, em um cenário de consumo fragilizado na China, marcado por preocupação com o emprego e crise imobiliária.

O movimento segue a tendência observada por grandes varejistas do país, como Alibaba e JD.com, que apostam em descontos agressivos e promoções subsidiadas para atrair consumidores.

Concorrência acirrada e previsões voláteis

Durante teleconferência com analistas, Zhao Jiazhen, co-CEO da PDD, afirmou que concorrentes estão investindo “capital significativo” em novos modelos de negócios, o que intensifica a disputa no e-commerce chinês. Ele reforçou que os resultados da PDD devem continuar voláteis, devido ao avanço em programas de apoio a comerciantes e melhorias tecnológicas na plataforma.

Globalmente, Temu e outras plataformas chinesas, como a Shein, enfrentam mudanças no ambiente regulatório. Nos EUA, o fim da isenção de impostos para encomendas de até US$ 800 aumentou barreiras para o comércio transfronteiriço. Na União Europeia, tarifas para pacotes de baixo valor também foram antecipadas.

“Com a rápida evolução das barreiras comerciais, testemunhamos uma mudança significativa no ambiente regulatório. Iremos enfrentar desafios e incertezas maiores”, afirma Chen Lei.

Impacto do Dia dos Solteiros

O festival do Dia dos Solteiros, maior evento de compras da China, foi marcado por descontos antecipados. Neste ano, muitas lojas iniciaram promoções ainda na primeira quinzena de outubro.

Segundo a consultoria Analysys, a Pinduoduo cresceu 11,7% em vendas no período, enquanto JD.com e Alibaba avançaram 8,3% e 9,3%, respectivamente.