As gigantes do e-commerce da China estão levando a disputa de preços para além do ambiente digital e expandindo para o varejo físico. No mês passado, a Meituan inaugurou, em Hangzhou, seu primeiro supermercado da marca Happy Monkey, enquanto a JD.com abriu cinco unidades com foco em produtos de baixo custo.

Segundo informações da Yicai, a Meituan já prepara a abertura de uma segunda loja Happy Monkey em Pequim, após a estreia em Hangzhou em 29 de agosto. A JD.com, por sua vez, lançou seu primeiro supermercado de descontos em Zhuozhou, na província de Hebei, em meados de agosto, e posteriormente mais quatro em Suqian, província de Jiangsu, no dia 30 do mesmo mês.
Na mesma data da inauguração do Happy Monkey, a Freshippo, rede de supermercados do Alibaba, anunciou a mudança de nome de sua bandeira de lojas comunitárias acessíveis: de Hema NB passou a se chamar Super Box Suan NB. A rede já contava com quase 300 unidades no fim de agosto.
Estratégias
De acordo com Zhuang Shuai, especialista em e-commerce e fundador da Bailian Consulting, a estratégia da Meituan busca alcançar consumidores mais velhos e aqueles que ainda compram pouco pela internet, além de fortalecer a confiança do público por meio da presença física. A aposta em supermercados, explica, também aumenta a competitividade da plataforma.
As três companhias — Meituan, JD.com e Alibaba — utilizam suas capacidades de pesquisa e desenvolvimento para se diferenciar, ao mesmo tempo, em que exploram cadeias de suprimentos próprias e modelos de “depósito frontal” que integram operações online e offline. O objetivo é ampliar a fidelização dos clientes e escalar serviços de varejo instantâneo. “A incursão da JD.Com em supermercados de desconto não é um experimento, mas um investimento em larga escala”, afirmou Zhuang.
Cenário chinês
Segundo ele, o movimento é impulsionado pela desaceleração do crescimento do e-commerce no país e a retração do setor de supermercados tradicionais, que abriu espaço para a entrada de players digitais. Segundo dados da China Chain Store & Franchise Association, em 2024, o número de lojas administradas pelos 100 maiores operadores caiu 10%, para 25,2 mil unidades em relação a 2023.
“Com capital, bases de usuários, tecnologia, recursos de marca e comerciantes, capacidade de entrega e ecossistemas já consolidados, os gigantes do e-commerce estão bem posicionadas para desenvolver diferentes formatos offline que reforçam sua competitividade e domínio de mercado”, avaliou Zhuang.
Para Chen Liteng, analista do centro de pesquisa de e-commerce da Wangjing She, a principal vantagem do Happy Monkey está na integração com o ecossistema da Meituan. A base de meio bilhão de usuários, rede de fornecedores, recursos de gestão digital e a logística de entregadores ajudam a reduzir custos de aquisição e a melhorar a experiência do cliente.