A digitalização do varejo tem avançado rapidamente no Brasil e o Carrefour é um exemplos desse movimento. A empresa, que chegou ao Brasil em 1975 e é um dos principais players de Alimentos & Bebidas mundialmente, tem adotado tecnologias como forma de se atualizar. Na centro deste movimento, a varejista alimentar inclui inteligência artificial (IA), sistemas de recomendação e autoatendimento visando mais eficiência e personalização na jornada do consumidor.

Em entrevista ao Meio & Mensagem, Júlio Alves, diretor sênior de Excelência Operacional e Farmácias de Carrefour Varejo e Sam’s Club, comenta que os resultados dessa abordagem mais tecnológica já são perceptíveis. “A satisfação dos clientes aumentou consideravelmente, assim como as vendas”, afirma.
A companhia passou a utilizar dados e IA para compreender melhor o comportamento de compra dos clientes, entregando ofertas e experiências mais alinhadas com seus interesses. Segundo ele, todo o processo de coleta e uso das informações é feito com transparência e responsabilidade digital.
“O Carrefour informa claramente como os dados são usados e oferece opções de consentimento aos consumidores”, comenta.
Além disso, tecnologias como chatbots, assistentes virtuais, autoatendimento e aplicativos móveis contribuem para agilizar o processo de compra e fidelizar mais consumidores.
Lado operacional
A varejista também aplica modelos preditivos para otimizar a gestão de estoque, com destaque para o abastecimento de produtos perecíveis. Alves explica que, a partir do uso de IA, é possível reduzir pela metade as quebras de produtos como alface, sem prejudicar as vendas.
O executivo comenta também sobre a escalabilidade das inovações, implementadas de maneira modular em cada situação. Dessa forma, hipermercados, supermercados, lojas de conveniência e canais digitais recebem uma tecnologia adaptada às particularidades de seus formatos.