Acordo entre Centauro e Nike terá intervenção da Netshoes
A Superintendência do Cade deferiu um pedido de intervenção da Netshoes como terceiro interessado no termo assinado entre Centauro e Nike para compra da marca esportiva no país. Com isso, a análise antitruste para efetivação do acordo ocorrerá sob o olhar da empresa do Magazine Luiza.
No início de fevereiro, o Grupo SBF, dono da Centauro, fechou com a Nike a parceria em vendas por R$ 900 milhões, incluindo a compra da marca em território nacional. Dessa forma, se tornaria distribuidor exclusivo dos produtos da empresa americana no Brasil, controlando a distribuição para outras varejistas e as lojas monobrand. As empresas afirmaram que o relacionamento da Nike com outras varejistas não seria afetado.
A Netshoes questionou o acordo, afirmando que a exclusividade de distribuição por uma varejista significaria desvantagem competitiva para o resto do mercado.
“Caso (…) não examine de forma detalhada, abrangente e publicamente as relações verticais e de concorrência entre as Requerentes e a Netshoes, bem como a suposta alegação de que a SBF fará a distribuição dos produtos Nike ‘de forma não-discriminatória’, a Netshoes pode se ver em condição de insuperável e artificial desvantagem competitiva no varejo de artigos esportivos, especialmente no e-commerce, em prejuízo aos consumidores”, afirmaram os advogados.