Pesquisa realizada pela LiveSEO em parceria com o E-Commerce Brasil mostra que lojistas do e-commerce querem se profissionalizar e se dedicar mais às estratégias de SEO.
O objetivo da pesquisa é relacionar o cenário atual do e-commerce brasileiro com a otimização das lojas por meio do SEO.
De acordo com os respondentes, 47% ainda não fez nenhum tipo de curso ou treinamento específico para SEO, embora pretenda fazer no futuro. 31% afirmam que já fizeram e pretendem realizar novas experiências no futuro, enquanto 14% afirmaram que simplesmente já fizeram. Apenas 6% respondeu que não fez e não pretende realizar nenhum no futuro.
Esses dados se refletem na proficiência dos profissionais de e-commerce no assunto:
- 78% afirma que conhece o básico sobre SEO, o que inclui título, meta-descrição, palavras-chave, tags, URLs e imagens;
- 14% afirmou que conhece um nível intermediário, com backlinks, link juice, link Sculpting, etc;
- Apenas 7% conhece o avançado, o que inclui Spidertrap, TF-DF e análise de UX.
63% afirmou que já aplica os conceitos de SEO na loja online e pretende aumentar a otimização com isso no futuro. 33% afirmou que ainda não faz uso constante do SEO, mas que pretende colocá-lo em prática no futuro. Enquanto isso, somente 2% afirmaram que não tem nenhum interesse em otimização por SEO na loja online.
Para 45% dos entrevistados, o SEO tem prioridade 4 (de zero a cinco) e para 36% tem prioridade 5, ou seja, é um item de extrema importância.
52% afirmaram ainda que o SEO tem um impacto 5 (o mais relevante) nos demais canais de marketing.
41% dos respondentes diz que a equipe de marketing é formada por poucas pessoas, de uma a cinco para toda a empresa. 16% afirmou que a equipe tem de 5 a 10 pessoas e 19% que a “equipe” é formada por um único profissional da área. Equipes maiores ficaram com porcentagens reduzidas.
Levando isso em consideração, 59% dos respondentes afirmaram que não há um funcionário exclusivo e especializado para o trabalho com SEO na equipe.
Para 30%, no entanto, acompanhar as métricas do Google Analytics ou do Google Search é um trabalho diário. 25% considera essa uma tarefa semanal, 16% mensalmente. 25% não faz o acompanhamento diário, mas pretende no futuro.
Leia também: Delivery representa 81% das vendas das farmácias em 2020, diz Farmácias APP.