Chegamos ao último artigo de nossa série sobre conteúdo digital. Para encerrar esse material especial, vamos falar sobre a importância do monitoramento das imagens dos produtos vendidos pelo e-commerce e como isso pode impactar na conversão, o que afeta não só o lojista, mas também o fabricante.
Importância de monitorar as imagens online
Uma pesquisa da agência americana Synecore indicou que 40% das pessoas respondem melhor a informações visuais que a textos – de todas as informações transmitidas ao cérebro, 90% são imagens.
Ao escolher e disponibilizar determinadas imagens, o fabricante tem como objetivo oferecer condições para que o consumidor saiba exatamente o que está comprando e consiga identificar detalhes importantes do produto.
Esse tipo de informação contribui diretamente para a conversão, algo essencial para o lojista. Por esse motivo, os fabricantes investem cada vez mais na produção de materiais que enalteçam os produtos e que tenham a qualidade que o consumidor espera.
E quando o varejista utiliza outra imagem ou foto que não foi a decidida pelo fabricante? Existem alguns riscos:
⦁ Disparidade das imagens utilizadas em diferentes lojas virtuais
⦁ Imagens com exibição diferente das usadas em campanhas de divulgação
⦁ Dificuldade de assimilação da marca e/ou produto por parte do cliente
⦁ Lojistas utilizando fotos desatualizadas
⦁ Redução da conversão
Dentro deste cenário, é preciso que os fabricantes monitorem a coerência das imagens utilizadas pelos varejistas e os oriente sobre a melhor maneira de expor os produtos. Afinal, uma imagem errada ou desatualizada pode impactar diretamente nas vendas.
Alguns exemplos são:
⦁ Alteração de embalagem: o fabricante muda a embalagem do produto e cria ações específicas de vendas e comunicação. Esse produto é enviado para as lojas e todo o estoque da versão anterior é vendido ou trocado. O lojista, ao não alterar a foto antiga pela nova, pode, de alguma forma, diminuir as chances de conversão, já que o cliente pode ver aquele item como antigo e comprar um novo na concorrência, que possui a embalagem mais atualizada.
⦁ Pedido de troca: o cliente compra o produto levando em consideração a imagem apresentada no e-commerce, mas, quando recebe o item, as características são diferentes. Isso pode gerar desconforto com o comprador ou ainda medidas junto a órgãos de defesa do consumidor.
O que pode acontecer se o fabricante não monitorar as imagens utilizadas pelos varejistas?
Ao não monitorar as imagens de seus produtos, você abre espaço para os exemplos negativos citados acima, prejudicando sua operação e a conversão do e-commerce. Isso impactará diretamente no seu relacionamento com o varejista, que pode não ver tanto valor em seu produto.
Monitoramento de imagens na prática
Como nos textos anteriores, vamos utilizar a plataforma da Sieve para simular o monitoramento de imagens.
O passo básico para obtenção das imagens gabarito no Portal da Sieve é o envio das informações que precisam ser cadastradas para as análises. Falando propriamente das imagens, a indústria precisa encaminhar um arquivo “zipado” com todas elas no formato JPEG e nomeadas com o código interno do sku (código cadastrado em sua conta no portal).
Mas, como o mercado é dinâmico, muitas vezes será preciso fazer alterações e, para isso, o fabricante terá duas opções: encaminhar as imagens que precisam ser alteradas ou fazer por conta própria – o que é um dos diferenciais da ferramenta, já que é muito mais prático, principalmente em casos pontuais, subir a imagem sem ter que fazer uma solicitação para o suporte da Sieve.
O campo de alteração de informações é comum para todos os dados, conforme modelo abaixo:
⦁ No preenchimento do gabarito, você deve colocar o nome do produto e informações que façam parte de sua estratégia, como preço mínimo e máximo.
Depois, as palavras chaves do título e descrição do produto.
⦁ No terceiro tópico, será possível fazer o upload do processo, que é muito parecido com softwares que permitem a exibição de fotos online – basta clicar na nuvem e selecionar a imagem.
⦁ Ao final desse processo, você terá um gabarito modificado.
*Você pode fazer a alteração de apenas um dos dados gabarito ou, se preferir, de todos eles.
Vamos simular um exemplo utilizando uma marca de cerveja.
No exemplo apresentado acima, temos a informação que será exibida no widget do comparador de imagens do produto, com variações de preço e outras informações.
Nesse caso, o fabricante, hipoteticamente, definiu uma imagem com embalagem e um copo cheio – essa é a imagem gabarito.
As lojas A, B e C utilizam imagens diferentes da sugerida pelo fabricante e as lojas D e E não utilizam nenhuma imagem.
É possível identificar a diferença de imagens em cada uma das lojas e se existe disparidade na forma como o produto é apresentado.
Vamos aprofundar ainda mais essa análise
Ao selecionar a opção de “análise de imagem” – disponível no módulo – será possível ter acesso a um relatório como o apresentado abaixo:
Nele, é possível identificar, de acordo com o seu sortimento, a quantidade de itens com imagem corretas e erradas em cada uma das lojas virtuais que comercializam seus produtos. No lado direito, é possível ver um gráfico com uma visão macro, mais generalizada.
Acesso a mais informações
Basta selecionar uma das lojas para visualizar todos os itens comparando gabarito e imagem exibida:
Abaixo, separamos um outro modelo, utilizando um produto diferente, com a imagem mais próxima.
Nesse caso, é possível perceber que as imagens apresentadas pelo lojista são consideradas corretas pelo fabricante.
Se você notar, o produto do meio apresenta uma leve diferença de cores. O sistema está errado? Não, na verdade existe uma outra funcionalidade na ferramenta, que é a validação de produtos, que, mesmo com alguma diferença do gabarito, podem ser marcados como corretos.
Exemplo:
Essa é a classificação que o robô da Sieve fez – como errado – já que que o produto exposto pelo lojista é diferente da imagem gabarito.
Mas o lojista pode considerar esse produto parecido ou similar ao modelo do gabarito. Por isso, ao clicar na foto apresentada pelo varejo é possível marcá-la como certa.
Com esses cuidados, aliados aos que foram apresentados nos textos anteriores, o fabricante consegue obter informações sobre como seu produto é apresentado ao consumidor – disponibilidade, nome, descrição e imagem.
Bônus: monitoramento de páginas de busca e de categoria
Nossa série chegou ao fim, mas gostaríamos de abordar – bônus para você que acompanhou a série até aqui – outros dois assuntos que são de extrema importância no que diz respeito ao conteúdo digital para o fabricante: o monitoramento de páginas de busca e categoria no e-commerce.
Monitoramento de páginas de busca
Esse monitoramento identifica os resultados das principais buscas realizadas no e-commerce. Por exemplo, o fabricante de cerveja pode buscar na loja X quais são os resultados apresentados quando são feitas buscas com termos-chave, como “cerveja 300 ml” e “cerveja importada”.
É possível identificar o posicionamento da marca nessa busca, o que impacta diretamente na decisão de compra do cliente. Afinal, se o cliente busca por cerveja artesanal e o produto apresentado é uma cerveja pilsen, a chance de conversão é menor.
Essa análise permite desenvolver metas para melhorar o share de determinados itens dentro de lojas virtuais, permitindo entender como pensa o consumidor e como prever comportamentos.
Imagine o seguinte cenário: você saberá quais são os produtos entre os primeiros colocados, com diversas palavras-chave que remetem a busca pelos seus produtos nos sites de todos os seus clientes.
Monitoramento de páginas de categoria
Você sabe se seu produto é listado nas categorias em que deveria estar? Vamos usar como exemplo uma empresa que vende tablets.
Para ela, faz sentido estar em categorias como eletrônicos, informática ou alguma outra que a fabricante julgue estratégica. Mas você já tentou fazer essa busca por categoria nos e-commerces que vendem seu produto para saber se o item é apresentado na categoria que deveria?
O monitoramento da página de categoria irá permitir que você saiba se seu produto foi classificado de forma correta na loja virtual e, mais do que isso, a posição que ele se encontra em categorias específicas.
Com ambas informações, será possível comunicar o site sobre possíveis falhas com as buscas e ainda negociar posições estratégicas para seus produtos com os varejistas. Dessa forma, o fabricante aumenta as chances de impactar o cliente com seu conteúdo, seja na busca direta ou por categoria.
Chegamos ao fim de nossa série
Nosso objetivo, desde o início, foi apresentar para fabricantes soluções de monitoramento para o comércio eletrônico, com exemplos práticos e como isso poderia impactar positivamente o relacionamento com o varejo e aumentar suas vendas
Caso você tenha alguma dúvida que não cobrimos aqui ou gostaria de saber mais sobre o nosso produto, não deixe de entrar em contato conosco. Nosso e-mail marketing@sieve.com.br está pronto para receber suas dúvidas.
Se não acompanhou a série desde o início, não se preocupe, seguem os links com cada um dos textos:
Introdução
Identificar furos de preço e ruptura no e-commerce
Monitoramento de nome e descrição do produto para a indústria
Obrigado e bons negócios!