Logo E-Commerce Brasil

Monitoramento de nome e descrição do produto para a indústria: impacto da auditoria de conteúdo digital no e-commerce

Por: Jefferson Costa

Formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Engenharia de Marketing. É gerente de Market Intelligence na Admatic e na Sieve, que fazem parte da B2W Services, grupo de empresas "best in class" em soluções de tecnologia e logística.

Dando sequência a série sobre conteúdo digital, vamos falar do impacto que nomes e descrições incorretas de produtos podem acarretar para o fabricante e para o varejista. Um texto bem construído e com todas as informações essenciais para o cliente se sentir seguro pode ajudar – e muito – para que ele finalize a compra.

Além do ponto citado acima, há a preocupação com o posicionamento de marca e de produto estabelecido pelo departamento de marketing do fabricante, que muitas vezes não é levado em conta pela loja virtual. O ideal é a indústria monitorar essas descrições para ter todos os pontos alinhados.

Como devem ser as descrições dos produtos:

O cliente precisa entender os benefícios do produto logo no primeiro parágrafo da descrição. Não adianta fornecer diversas informações técnicas se não houver uma explicação de quanto o produto é bom – o suficiente – para ser comprado e sua usabilidade.

Uma boa descrição deve ser:

  • Auto explicativa: Sem palavras confusas, que se explica por si só. O ideal é o cliente não sentir a necessidade de realizar uma outra busca por informações.
  • Completa: Tem todas as características necessárias e em uma linguagem de fácil entendimento, especifica todos os aspectos do produto, tornando-o mais próximo do consumidor.
  • Intuitiva: Que proporcione entendimento de maneira direta e imediata, sem que seja preciso recorrer a outras fontes.

A forma como um produto é descrito na loja virtual impacta diretamente na conversão de vendas. Se a descrição não atende ao que busca o cliente, ele não compra. Assim, lojista e fabricante saem perdendo.

Cuidado com o nome do produto:

Tão importante quanto a descrição do produto – em muitos casos até mais – é o nome utilizado pela loja virtual na apresentação do item, principalmente para indústria. Imagine ter o nome do produto exposto em lojas virtuais de forma diferente daquela que é utilizada nas campanhas de divulgação, isso pode impactar diretamente a imagem da empresa e a conversão.

Como funciona o monitoramento dos nomes dos produtos em lojas virtuais:

A indústria deve definir quais produtos deseja monitorar, as lojas virtuais que serão auditadas e o gabarito que deverá ser seguido – material no qual o robô irá se basear para realizar o monitoramento. É importante salientar que o gabarito pode ser alterado, pela própria indústria sempre que necessário.

Para facilitar o entendimento, vamos simular um cenário. No exemplo abaixo utilizamos a solução oferecida pela Sieve:

Produto: DVD Player automotivo

  • Simulação da descrição do nome do produto: SD / USB / Infravermelho / Screen / Touch /   Connect / Multimídia / Central / E /  2 / 6 / Tela / DM / 162 / UCB

De acordo com o posicionamento de marca do fabricante do produto acima, essas informações devem fazer parte do nome do produto que será utilizado por diferentes lojas virtuais.

O relatório que o fabricante terá acesso será parecido ao da imagem abaixo:

impacto do uso correto de inscricao de produto no ecommerce 1

Nele é possível identificar a loja monitorada, o nome do produto, a última visita realizada pelo robô da Sieve, termos sugeridos, link, alteração e status.

Os termos sugeridos pela fabricante são as bolinhas verdes e vermelhas:

  • Verde: Termos utilizados
  • Vermelhos: Termos não utilizados.

No mesmo relatório, ao lado direito do último indicador existe uma seta.

impacto do uso correto de inscricao de produto no ecommerce 2

Ao clicar sobre ela é possível identificar quais termos estão sendo utilizados e aqueles que não estão. Veja o exemplo abaixo:

impacto do uso correto de inscricao de produto no ecommerce 3

O relatório oferece outros campos estratégicos para que o fabricante tenha controle sobre a exposição de seus produtos:

  • Link: É possível acessar a página onde o produto é vendido e conferir as informações apresentadas.
  • Status: Por padrão da ferramenta, se a loja virtual não utilizar um dos termos do gabarito, a descrição será interpretada como errada. Caso o fabricante identifique que o item está correto, mesmo não utilizando todas a palavras definidas no gabarito, pode clicar no final da linha no status positivo.

Análise geral do mercado

A análise de item por item é muito interessante, mas em grandes operações, para fabricantes com vários produtos, sendo vendidos em diferentes lojas virtuais esse processo pode ser inviável.

Por esse motivo, também é possível analisar o cenário geral em um dashboard, que permite identificar a quantidade de produtos com descrições dos nomes corretas e aqueles que não seguem as recomendações da indústria, bem como quantos de seus produtos são vendidos em cada loja virtual.

impacto do uso correto de inscricao de produto no ecommerce4

No exemplo acima, a loja A vende apenas um dos itens do fabricante e ele está errado. Já a loja E, que comercializa 43 itens do fabricante, tem 17 descrições dos nomes feitas da maneira indicada. No caso da loja F o cenário é ainda mais agravante. São 270 produtos, sendo 218 com descrição errada.

Outra funcionalidade que pode ser estratégica é a utilização de Dashboards que permitem identificar todo o cenário, como no exemplo abaixo:

impacto do uso correto de inscricao de produto no ecommerce 5

Note, que em um único painel será possível saber quantos produtos foram analisados, gráfico com o percentual de nomes certos vs. errados, a quantidade de urls por lojas, tanto para nomes como para descrições.

Como funciona o monitoramento da descrição do produto em lojas virtuais:

O principio será o mesmo aplicado ao nome, mas dessa vez o foco será no conteúdo que apresenta todas as características do produto, e assim como a comparação de nome dos produtos, é possível fazer alteração no gabarito diretamente na plataforma, de forma simples e rápida.

Abaixo podemos verificar um exemplo da tela, disponibilizada pela Sieve, para o monitoramento da descrição do produto:

impacto do uso correto de inscricao de produto no ecommerce 6

É possível identificar:

  • Loja: O e-commerce monitorado
  • Status: Se o conteúdo está correto ou não.
  • Código do produto: Código do produto, de acordo com o fabricante
  • Nome do produto: Nome do produto que está sendo monitorado
  • Última visita do robô Sieve: Última visita que foi feita pelo robô da Sieve nos sites monitorados.
  • Termos sugeridos: Em verde os utilizados, vermelho os que não fazem parte da descrição utilizada pelo lojista.
  • Link: Para confirmação da página que foi analisada
  • Alteração: Se o status da descrição já foi alterada anteriormente pelo fabricante
  • Visualização do termos: O texto de descrição do lojista e os termos definido por gabarito pelo fabricante, como a imagem abaixo:

impacto do uso correto de inscricao de produto no ecommerce 7

Essa é a descrição que é utilizada por uma loja X, vendendo uma marca Y de cerveja. A ferramenta vai identificar esse texto e levar em consideração o gabarito fornecido pelo fabricante, devolvendo uma análise dessa forma:

impacto do uso correto de inscricao de produto no ecommerce 8

É possível identificar – no texto utilizado pela loja virtual – que as palavras em vermelho não foram utilizadas. Já as palavras em verde, sim.

Melhoria no relacionamento e otimização de resultados

Análises que envolvam nomes e descrições dos produtos são uma excelente oportunidade de relacionamento entre fabricante e lojista.

Para o fabricante é importante saber como seu produto tem sido apresentado ao consumidor em lojas virtuais, e se tem seguido a mesma linha das ações de marketing desenvolvidas para impactar novos clientes. A internet possibilita algo que ainda não é possível ter no mundo físico, que é o monitoramento – de forma simplificada e com agilidade – de como os produtos são exibidos em lojas virtuais, com análises diárias e mais precisas.  

Os lojistas têm o benefício de alinhar com o fabricante os melhores termos para utilizar nas descrições do produto, que – para muitas lojas virtuais – está ligado a estratégia de SEO (Search Engine Optimization) desenvolvida pelo departamento de marketing e performance.

O monitoramento do nome e descrições dos produtos é portanto, mais uma estratégia importante para potencializar vendas, tanto para a industria, quanto para o varejo.