Logo E-Commerce Brasil

Amazon avança com farmácia digital e expande entregas no mesmo dia

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A Amazon anunciou que irá expandir o serviço de entrega de medicamentos no mesmo dia para cerca de 4.500 cidades e vilas nos Estados Unidos até o fim de 2026. A ampliação inclui quase 2.000 novas comunidades na rede, com presença em estados como Idaho e Massachusetts.

Caixa da Amazon com medicamentos ao lado
(Imagem: Amazon/Divulgação)

A operação de farmácia da companhia foi criada em 2018, após a aquisição da PillPack, e desde então vem ampliando sua atuação no varejo farmacêutico.

Integração com One Medical e novos canais

Em dezembro, a empresa passou a preencher parte das receitas mais comuns em quiosques eletrônicos instalados nas unidades da One Medical, rede nacional de atendimento primário adquirida pela Amazon em 2023. A One Medical oferece serviços médicos por meio de assinatura anual de US$ 199.

A companhia também anunciou, no ano passado, a retirada presencial de medicamentos em quiosques automatizados nas clínicas da rede, marcando a primeira experiência física integrada ao serviço de farmácia.

Parcerias e novos modelos de acesso

Em outubro, a Amazon firmou parceria com a WeightWatchers para fornecer medicamentos, incluindo tratamentos injetáveis de GLP-1 voltados à obesidade.

O serviço, criado em setembro de 2020, passou a oferecer receitas de seis meses a partir de US$ 6 para medicamentos destinados a condições comuns de saúde a partir de 2021.

Em janeiro deste ano, a empresa informou que membros Prime passaram a ter descontos adicionais ao pagar por medicamentos sem uso de seguro.

Inteligência artificial no atendimento

A Amazon One Medical também implementou um assistente de inteligência artificial (IA) no aplicativo da rede. A ferramenta permite responder dúvidas médicas, orientar sobre sintomas, agendar consultas e apoiar o gerenciamento de medicamentos com base no histórico clínico dos pacientes.