Wine se internacionaliza e começa a operar no México
A brasileira Wine, o maior clube de vinhos do mundo, com 281 mil assinantes, deu seu primeiro passo rumo à internacionalização: começou a atuar no México. O site wine.com.mx entrou no ar na terça-feira (16), com um plano de assinaturas de 299 pesos mexicanos (o equivalente a R$ 79) por mês, com direito a duas garrafas de vinho e uma revista. No começo de 2023, a empresa deve investir também em um e-commerce no país.
“O México é um mercado muito parecido com o Brasil de cinco anos atrás”, diz Marcelo D’Arienzo, CEO da Wine. O país ainda tem baixo consumo per capita de vinhos – o consumo de vinhos importados é de 0,56 litro por habitante/ano, enquanto no Brasil este volume é de 0,71 litro, segundo os dados da Wine.
Durante a pandemia, ao contrário do ocorrido no Brasil, a importação de vinhos no México apresentou pequena queda, passando de US$ 278 milhões em 2019 para US$ 228 milhões em 2020, pelos dados da Ideal Consulting. Mas, de janeiro a outubro deste ano, as importações já reagiram e registram crescimento de 20% em relação a igual período do ano passado.
Outra característica do mercado mexicano é que há poucos players digitais relevantes no segmento, com o predomínio de empresas físicas que abriram uma unidade online durante a pandemia. Nos dados da inglesa IWSR, apenas 19% dos consumidores de vinho no país compram garrafas em plataformas online. No Brasil, esta porcentagem é mais significativa e chega a 30%. No México, além disso, ainda, predomina, segundo D’Arienzo, o consumo mais tradicional, sem a proposta de “descomplicar” a bebida. “São poucas as ofertas de garrafas de bom custo-benefício de maneira mais agressiva”, diz.
Foram estes os fatores que chamaram a atenção da Wine quando, há um ano, a empresa intensificou seu plano de internacionalização e começou a prospectar países onde investir. A operação no México se justifica pela política de compras globais da companhia. Os mesmos vinhos garimpados mundo afora para o mercado brasileiro também serão enviados para o mercado mexicano.
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