Logo E-Commerce Brasil

Evino compra Grand Cru e se torna a 3ª maior importadora de vinhos do Brasil

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Evino, segundo maior e-commerce de vinhos da América Latina, comprou a Grand Cru, importadora e loja de vinhos no Brasil, que pertencia ao fundo de private equity Aqua Capital desde 2014. O contrato foi assinado neste final de semana após seis meses de negociações.

Com a aquisição, a Evino se torna o terceiro maior importador do Brasil, segundo ranking da Ideal Consulting. Está atrás da Wine, que chegou à liderança com a aquisição da importadora Cantu em maio deste ano, e da VCT, o braço da chilena Concha Y Toro no Brasil, que ocupa o segundo lugar. O valor da transação não foi revelado.

A compra gera uma empresa com faturamento estimado na casa dos R$ 700 milhões, segundo reportagem do Estadão. A transação precisa da aprovação do Cade. A aquisição será paga com recursos da geração de caixa do e-commerce e com uma linha de crédito.

A Evino comprou 100% da Grand Cru, o que inclui a participação de 77,5% do Aqua Capital e os 22,5% que ainda pertenciam às duas famílias argentinas que fundaram a importadora: os Levy tinham 15% e os Shayo,7,5%.

Mariano Levy segue como conselheiro da nova empresa, mas sem participação acionária, e deve ajudar na conversa com os produtores sobre a venda da Grand Cru.

Na junção de portfólios, a Evino se consolida como a maior importadora de vinhos italianos e franceses e passa a ter uma relevância significativa nos rótulos argentinos, de acordo com a publicação.

Leia também: O case da Evino: novos hábitos durante a pandemia aumentaram o consumo de vinhos no Brasil

Fonte: Estadão