Logo E-Commerce Brasil

Wake traz Cobertura do Web Summit Rio 2024

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Wake esteve presente na edição de 2024 do Web Summit Rio, trazendo a cobertura de um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do Brasil. Com um crescimento de mais de 60% no número de participantes em relação a 2023, o evento atraiu mais de 34 mil pessoas, consolidando-se como um marco no calendário tecnológico do país. A abertura contou com a presença de líderes do setor, como Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e Luís Manoel Rebelo, ministro da Ciência, Inovação e Tecnologia do Brasil.

A Wake cobriu uma série de tópicos, desde inteligência artificial até a revolução da economia dos criadores, demonstrando o impacto crescente dessas tecnologias na economia e na sociedade como um todo. Além disso, vale pontuar que as soluções da Wake alinham-se aos temas abordados, como a centralização de dados e a capacidade de análise para melhorar a comunicação com os clientes.

Palco principal do evento Web Summit Rio 2024, com luzes azuis e verde
Imagem: reprodução

Inteligência Artificial no centro das discussões

O Web Summit Rio 2024 destacou a inteligência artificial (IA) como um dos temas principais do evento. Durante a palestra “Nvidia and the AI chip race”, Marcio Aguiar, diretor executivo de vendas corporativas para a América Latina da Nvidia, enfatizou a importância de permanecer na vanguarda da IA, junto a necessidade de parcerias estratégicas para impulsionar o desenvolvimento da tecnologia. Esse é um caso claro de como a Wake Experience atua na experiência do consumidor, ajudando as empresas a centralizar dados de diversos canais, tornando-os acionáveis e permitindo comunicações mais eficazes com clientes.

Além disso, a questão da ética na IA também foi discutida. Bianca Lopes, co-fundadora da AuthentifyIT e membro do conselho da UNESCO, alertou sobre a necessidade de transparência e ética ao lidar com dados em startups que utilizam sistemas de IA. Na palestra sobre marketing em 2025, com Jeff Geheb da VMLY&R, mostrou como a IA pode nos beneficiar, mas também trouxe a necessidade de limites éticos para evitar abusos.

O poder do economy creators

O segundo dia do Web Summit Rio 2024 trouxe um foco especial na economia dos criadores e na experiência digital para aplicativos. Palestras com influenciadores e empresários de sucesso, como Bianca Andrade, KondZilla, e Mari Maria destacaram a importância da autenticidade e do engajamento com a comunidade. Gabriela Comazzetto, do TikTok, falou sobre como a plataforma está revolucionando a publicidade, oferecendo uma experiência mais orgânica e autêntica que provém dos criadores.

A Wake reconhece a importância do marketing de influência e suas soluções, como a Squid by Wake, que ajuda as empresas a encontrar os influenciadores certos para a audiência e gerenciar campanhas de forma eficaz, através de dados e tecnologia, o que permite que as marcas otimizem suas estratégias de marketing de influência para obter resultados mais efetivos.

Inclusão e Diversidade em pauta
 

O terceiro dia retomou com força o foco na inteligência artificial (IA), reafirmando-a como o principal tema do evento. As palestras exploraram o impacto da tecnologia na sociedade, discutindo inclusão, diversidade, e o potencial transformador das criptomoedas. Além disso, a influência das redes sociais nos segmentos de Moda & Beleza também foi abordada.

Palestras com Mariana Saad, Rafaela Gontijo e Fiorella Mattheis enfatizaram a importância da representatividade e da colaboração entre mulheres no mercado de startups. A edição deste ano destacou uma proporção recorde de 45% de startups fundadas por mulheres, indicando um caminho para maior equidade de gênero no mundo do empreendedorismo.

Tecnologia e ética devem andar juntas

Falando em empreendedorismo, o painel “Lessons learned from scaling a unicorn” trouxe insights sobre como empreendedores devem abordar o crescimento de suas empresas de maneira sustentável e consistente. Tiago Dalvi, da Olist, e João Barbosa, da Gympass, compartilharam suas experiências, destacando a importância de adaptação constante, conexão com os clientes e transparência ao lidar com mudanças e desafios. 

E assim, o Web Summit Rio 2024 encerrou sua segunda edição com discussões sobre o impacto da IA, a economia dos criadores e a importância da inclusão e diversidade. Com mais de 34 mil participantes e um foco em tecnologia e inovação, o evento demonstrou que o futuro será moldado por empresas que aproveitam as oportunidades oferecidas pela tecnologia enquanto mantêm um forte compromisso com a ética e a inclusão.

A cobertura do evento está no blog da Wake, lá é possível encontrar mais destaques dos dias, palestras principais e temas discorridos ao longo dos três dias de evento. Confira o conteúdo e aproveite para conhecer mais sobre a Wake, que oferece soluções com grandes insights, conexão com seus clientes e muito respeito à privacidade e à diversidade. Feito para quem pensa grande e quer ir além.