O remake de ‘Vale Tudo’ está dando o que falar nas redes sociais. Muitos telespectadores notaram a quantidade de merchandising desproporcional da novela, adicionado, em diversos casos, em momentos em que o produto não casa com o tema ou situação.

Apesar da estranheza, a novela das 21h alcançou mais de 140 milhões de pessoas, de acordo com dados fornecidos pela Rede Globo.

Até o último episódio, foram mais de 87 ativações de product placement para 23 marcas, o que computa uma ação de merchandising a cada dois episódios, mais ou menos (considerando o total de episódios exibidos pela trama).
Entre as marcas, apareceram Itaú, Vivo, Coca-Cola, BYD, Dove, Uber, Ambev, Amazon, Paramount, Boticário, Comfort, Chilli Beans, Uber, Johnson Baby, Electrolux, Ram, L’Oreal, Hapvida, Globoads, Cimed, Copagaz, Abbott, Tintas Coral e iFood.
Dados internos – e não confirmados pela Rede Globo – colocam a novela como a mais lucrativa dos últimos anos, com cerca de R$ 200 milhões em ações de merchandising ao longo dos três meses de exibição. Os pacotes comerciais foram ofertados por valores altíssimos – 30 segundos custando em torno de R$ 900 mil nos intervalos de maior audiência. O corredor e medalhista Usain Bolt, a atriz Marina Ruy Barbosa e a Cantora Ivete Sangalo compuseram o elenco comercial das ativações.

Em São Paulo, maior mercado televisivo do país, a novela registrou audiência média de 23 pontos, sendo o maior programa para a audiência dos 18 aos 34 anos na TV aberta brasileira.
Quem vende mais?
O aplicativo Zé Delivery registrou aumento de 65% no número de pedidos em episódios com ativações de vendas de bebidas. Além disso, registrou 44% novos consumidores.
A Vivo, por sua vez, cativou 60% mais consumidores através do QR code disponibilizado no intervalo subsequente à ativação. Electrolux e Comfort registraram picos de buscas no Google, com 10 milhões de impressões no digital para a primeira e aumento de 140% em buscas para a segunda.
O Boticário, por fim, impactou 18 milhões de usuários pela exibição do episódio, com acréscimo de 2 milhões da campanha online.
Manzar Feres, Diretora de Negócios da Globo, associa o sucesso da telenovela à paixão do público brasileiros, que se reconhece nas histórias e personagens, o que consequentemente amplia a percepção positiva das marcas.
“Nossas histórias têm um impacto real na vida das pessoas, e essa conexão natural com o público fortalece a presença das marcas de forma orgânica e duradoura”, afirma.
Odete pagou a publi
Nem Odete Roitman (personagem interpretada pela atriz Débora Bloch), uma das personagens principais da trama, antagonista e ícone de ‘Vale Tudo’, ficou de fora dos anúncios. A própria Rede Globo colocou sua cabeça à venda em uma publicação no Instagram, prometendo visibilidade em um dos capítulos mais emblemáticos do remake.

De acordo com a emissora, todos os intervalos comerciais da última semana foram preenchidos para aproveitar o mistério de “quem matou Odete Roitman?” após o assassinato da vilã, gerando mais engajamento para as marcas.
O episódio fatídico, que foi ao ar na última segunda-feira, dia 6 de outubro, teve seus intervalos comerciais vendidos entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões.