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Tecnologia da iugu otimiza comunicação de cobranças via SMS

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A inadimplência é um problema que ainda assola o fluxo de caixa de boa parcela dos comerciantes e empresários – ela acontece quando os clientes não realizam pontualmente o pagamento das faturas das compras realizadas.

Para se ter uma ideia, segundo nova pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), só nos primeiros meses de 2022, o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso apresentou o maior patamar desde março de 2010, totalizando 27% dos lares brasileiros

Como ter os pagamentos em dia?

Apesar desse cenário econômico ter diversas causas e até fazer parte de uma crise geral, é possível aos empresários se prevenirem em algum nível.

Manter uma boa comunicação com o cliente é uma alternativa que dá resultados em termos de relacionamento e recuperação de pagamentos.

Uma estratégia bem consolidada no mercado, principalmente em casos de vendas que serão faturadas posteriormente, é manter uma régua de cobrança para evitar o esquecimento do cliente em relação ao pagamento, além de fornecer informações importantes a ele durante o processo.

O recurso que permite criar uma cadência automatizada de mensagens entre empresa e cliente, para enviar lembretes importantes referentes à gestão do pagamento.

Régua de cobrança da iugu

Pensando nisso, a iugu, fintech especializada em tecnologia de gestão de pagamentos, acaba de atualizar sua funcionalidade de régua de cobrança.

A fintech já disponibilizava para os clientes a régua de cobrança via e-mail – e recentemente adicionou a possibilidade da cobrança via SMS em seu sistema.

O SMS continua sendo uma ferramenta de alta eficiência quando se trata de mandar mensagens rápidas e convenientes.

Com a régua de cobrança da iugu, o empresário pode contar com sugestões de mensagens geradas pelo sistema, mas também tem total liberdade para personalizar o texto e incluir variáveis como: nome do cliente, data de vencimento da fatura, valores e muito mais. Veja um exemplo de como estas configurações ficam disponíveis no sistema:

Após essa parametrização, o sistema automatiza as datas de envio e fará os disparos nas ocasiões devidas, a partir de certos gatilhos, como atraso no pagamento. O administrador pode ainda escolher quais serão esses gatilhos e canais, como por exemplo:

  • Lembrete de Fatura (X dias antes do vencimento);
  • Fatura Vencida;
  • Recibo de Fatura;
  • Fatura Cancelada;
  • Estorno de Fatura;
  • Falha na Cobrança;
  • Suspensão na Assinatura;
  • Dentre outros!

Observe que o recurso permite não só lembrar o pagamento antes do vencimento, como também comunicar outras situações, como o atraso no pagamento, o recibo e o cancelamento da fatura. Ou seja, se torna uma ferramenta completa de atualizações.

Benefícios da Régua de Cobrança via SMS

Quando bem utilizada, a régua de cobrança otimiza todos os passos da operação, facilitando o trabalho financeiro, com chances reais de aumentar a adimplência dos clientes, além de outros alguns benefícios que serão rapidamente percebidos. Veja alguns exemplos:

Auxilia na prevenção de esquecimentos

Uma situação recorrente em muitas empresas é estar com um número preocupante de inadimplentes. Esse volume pode saturar o trabalho de controle da equipe de cobrança e gerar o risco de algum título ficar esquecido.

Quando se pode contar com a régua de cobrança, há um alerta automático quando um título entra em atraso de pagamento.

Profissionaliza das cobranças

Como há um trabalho automatizado e sistêmico na implantação da régua, ficou no passado as ligações de cobrança ou as formas muito invasivas. Os clientes serão notificados formal e institucionalmente, com mensagens padronizadas e orientações de como efetuar a quitação dos débitos para não sofrer penalizações mais abrangentes.

Facilita o recebimento

Ao definir o percurso da gestão de cobrança, sua empresa poderá se beneficiar com um comportamento positivo do cliente. As notificações brandas e amigáveis dão margem para a quitação imediata a fim de evitar maiores transtornos.

Como você percebeu ao longo do post, contar com um sistema de automatização de cobrança via SMS ou e-mail, como a iugu, é fundamental para a saúde financeira da empresa, pois minimiza os erros, promove uma abordagem mais assertiva e ainda conta com funcionalidades especiais para evitar casos de inadimplência.

Assim, todo o seu sistema de cobrança fica protegido, pois a régua de cobrança acompanha todas as etapas de suas operações, desde a geração da cobrança até o seu pagamento final.

Fale com o time de especialistas da iugu e entenda como essa solução pode ajudar sua empresa!