O mercado de telefones celulares atingiu 29,6 milhões de unidades no primeiro semestre de 2013, um incremento de 8% em relação ao mesmo período de 2012, revela a IDC, em estudo feito para a Abinee. Deste montante, os celulares tradicionais foram responsáveis por 15,9 milhões de unidades (queda de 22,6%); enquanto os smartphones chegaram a 13,7 milhões de aparelhos vendidos, incremento de 99,6% em relação aos seis primeiros meses do ano passado.
Com este desempenho, os smartphones representaram 46,2% do total do mercado de celulares neste primeiro semestre, enquanto os telefones tradicionais atingiram 53,8%. No caso do mercado de informática (desktops, notebooks e tablets) foram comercializadas 10,4 milhões de unidades no primeiro semestre de 2013, alcançando a maior marca para este período.
Ao analisar cada item separadamente, o destaque ficou para o desempenho das vendas de tablets, que chegaram a 3,3 milhões de unidades, representando crescimento de 165% sobre o primeiro semestre do ano passado, e, ao mesmo tempo, quantidade similar ao comercializado em todo o ano de 2012. Do total do mercado de informática, os notebooks atingiram 4 milhões de unidades e os desktops 3 milhões, apresentando, respectivamente, retrações de 7,3% e 12,7%, em relação ao mesmo período do ano passado.
Por: Convergência Digital