Logo E-Commerce Brasil

Mobile ganha protagonismo na decisão de compra do brasileiro

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

O uso do smartphone segue influenciando na jornada de compra do consumidor brasileiro. A pesquisa, conduzido pela Siprocal em parceria com o Opinion Box, ouviu 1.056 consumidores e analisou como o comportamento mobile molda decisões de consumo. No final das contas, o celular é visto como principal ponto de conexão entre marcas e público.

Mobile ganha protagonismo na decisão de compra do brasileiro
(Imagem: Envato)

A pesquisa mostra que redes sociais (79%), comunicação (71%) e atividades de trabalho ou estudo (66%) são os principais usos do celular, evidenciando um público permanentemente conectado. Para marcas, isso amplia as janelas de impacto ao longo do dia, com 78% dos entrevistados utilizando o aparelho por mais de quatro horas diárias.

O estudo indica ainda que o mobile influencia diretamente a decisão de compra. Segundo o levantamento, 73% dos consumidores lembram de ter visto um anúncio no smartphone antes de comprar algum produto, e 90% já buscaram informações sobre itens após serem impactados por publicidade no dispositivo. Para 61%, a decisão ainda não estava tomada antes do anúncio.

Personalização, ofertas e conversão

O estudo aponta que a identificação com o produto ou serviço é o fator que mais chama atenção para um anúncio (46%). Já no momento da conversão, ofertas e promoções são decisivas para metade dos consumidores.

Notificações

Entre os formatos analisados, anúncios por notificação push mostraram forte desempenho. Segundo a pesquisa, 70% dos consumidores lembram de ter recebido alguma notificação do tipo, e 57% já clicaram em mensagens promocionais. Além disso, 52% afirmam ter realizado compras a partir do formato. O índice de insatisfação é relativamente baixo: apenas 24% dos respondentes declararam rejeição às notificações.

O estudo indica que ações personalizadas, entregues em momentos oportunos e conectadas a diferentes telas, como TV 3.0 e dispositivos móveis, ampliam o potencial de influência do mobile na jornada.