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Gerações Z e Millennial transformam IA em ferramenta de decisão de compra

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

A inteligência artificial (IA) é vista como um dos principais marcos de diferenciação entre gerações. Entre Geração Z (59,5%) e Millennials (56%), a adoção é mais alta, com estes grupos considerando o modelo como verdadeiros “consultores digitais”. Os dados são da pesquisa A Nova Jornada de Compra, realizada por mLabs e Conversion.

Gerações Z e Millennial transformam IA em ferramenta de decisão de compra
(Imagem: Envato)

Já entre a Geração X (47,5%) e os Baby Boomers (31%), o uso é mais gradual e voltado à praticidade. Para Rafael Kiso, cofundador da mLabs, a IA não substitui os mecanismos de busca, mas amplia o ecossistema de pesquisa.

“Os usuários jovens descobrem produtos pelas redes sociais, usam o Google para buscar informações factuais e recorrem à IA para comparações e análises contextuais. Isso cria uma experiência de pesquisa híbrida mais rica e personalizada. Contudo, é fato que cada geração se relaciona com as IAs do seu jeito, mas nenhuma delas deixa de se relacionar. Não é mais possível pensar no futuro do consumo sem pensar nelas”, explica.

O levantamento mostra ainda que 41,5% da Geração Z e 37% dos Millennials acreditam que a IA vai transformar completamente a forma de comprar. Entre os públicos mais maduros, 35% da Geração X e 35,5% dos Baby Boomers reconhecem sua importância, mas acreditam que os modelos tradicionais continuarão relevantes.

Diferenças entre gerações

  • Geração Z (18 a 26 anos)

É a mais conectada e socialmente ativa. Cerca de 87% descobrem produtos e marcas no Instagram e 80% no TikTok. O grupo também é o que mais utiliza inteligência artificial como apoio nas decisões de compra — 67,2% afirmam recorrer a ferramentas como o ChatGPT para avaliar vantagens e desvantagens de produtos.

  • Millennials (27 a 42 anos)

Têm um comportamento híbrido e estratégico. A maioria descobre produtos no Instagram (83,5%), YouTube (73,5%) e Google (72%). Mais da metade (56%) já usa IA para pesquisa e decisão de compra, e 58% dizem confiar mais nessas ferramentas do que em pessoas próximas para obter informações atualizadas.

  • Geração X (43 a 58 anos)

É a que mais equilibra canais. O Google lidera com 84,5% das pesquisas, seguido de YouTube (60%) e Instagram (45,5%). Ainda que 47,5% já utilizem IA, essa geração valoriza fontes oficiais e experiências em lojas físicas.

  • Baby Boomers (59 anos ou mais)

Apresentam presença digital crescente. O Google é usado por 77,5% e o YouTube por 58,5%, enquanto Instagram (50,5%) e Facebook (37,5%) seguem relevantes. O uso de IA ainda é limitado (31%), mas 48% afirmam recorrer a essas ferramentas para encontrar melhores preços.

Plataformas e critérios de decisão

São cinco as principais fontes de descoberta de produtos pelos usuários consultados:

  • Google (76%);
  • Instagram (73,3%);
  • YouTube (69%);
  • TikTok (55,4%);
  • Televisão (49,9%).

Já quando o foco é buscar informações sobre marcas conhecidas, a ordem muda um pouco, mas segue com Google (78,8%) à frente. Em seguida, estão YouTube (59,5%), Instagram (51,1%), IA (48,5%) e TikTok (38,7%).

Os fatores que mais influenciam a decisão final de compra são:

  • Preço (80,6%);
  • Qualidade do produto (77,4%);
  • Frete grátis (77,3%);
  • Reputação da marca (45,8%);
  • Avaliações de outros compradores (45,4%).

O levantamento, que mapeia o comportamento de consumo de diferentes gerações em canais digitais, ouviu 800 pessoas em todo o país e traça um panorama das gerações Baby Boomer, X, Millennial e Z, destacando diferenças na forma como se relacionam com marcas, conteúdo e produtos.