William Toshio, head de produtos da Pagar.me, esteve na Conferência E-Commerce Brasil Rio Grande do Sul 2024 para falar da fidelização de clientes por intermédio do pagamento.
“Em 2024, alcançamos 6,3 trilhões de dólares em vendas online pelo mundo. Para 2025, vamos chegar perto de 7 trilhões. Parte desse dinheiro, no entanto, é retida pelas fraudes, que impedem o crescimento do e-commerce e prejudicam a confiança do consumidor”.
Entre as formas de segurança mais comuns, o executivo destaca o 3D Security (um “escudo” que garante a identidade do usuário) e o click to pay.
O 3DS se baseia em garantir os 3 domínios: do emissor, da interoperabilidade e do adquirente. Basicamente, esse sistema identifica se é necessário ou não garantir a autenticação do usuário durante a compra baseado em comportamentos de compra (horário, valor, tipo de site).
Um dos benefícios para o lojista é a ausência de custo, uma vez que o operador responsável pelo checkout realiza a segurança usando o 3DS.
De acordo com a Visa, reduz em 76% as fraudes em compras online. Além disso, dados da EMVCo, mostra que aumenta em 9% a confiança do consumidor.
Jornada de compra, segurança e conveniência
Para que esse sistema de segurança funcione sem que interfira a experiência do consumidor, é importante investir também em checkouts mais simples, com menos interrupções. Dados da PYMNTS mostram que 52% dos consumidores abandonam checkouts complexos. É ai que entra o Click to pay, solução de pagamento online simplificada.
A iniciativa, nova no mercado, promete ser expandida em 2025. De acordo com William, poucos sites usam a ferramenta atualmente, mas, devido a sua facilidade, deve ser aderida em maior quantidade ao longo do próximo ano.
Basicamente, o click to pay estará disponível como uma das formas de checkout e usará o cartão de crédito cadastrado pelo usuário. “No final do dia, o click to pay corta caminhos, pois evita que o usuário precise preencher os dados novamente, além de ser mais seguro, pois garante que os dados do cartão estejam ‘tokenizados’”.
Segundo a ACI Worldwide, o click to pay pode aumentar em 35% a taxa de conversão do e-commerce. “Como um todo, o click to pay mostra para o consumidor que a jornada dele é mais fluída, inclusive o pagamento”, conclui o executivo.
Para ele, o e-commerce trabalha com dois pilares: segurança e comodidade. “No final do dia, fazer com que o consumidor confie no seu meio de pagamento garante que ele volte para comprar novamente e indique seu e-commerce para outras pessoas”.