Logo E-Commerce Brasil

Carteiras digitais e Pix: como foram os pagamentos na Black Friday

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Com ondas contínuas de descontos e campanhas não só na sexta-feira da Black Friday, em 28 de novembro, marcas do varejo nacional reforçaram o conceito de Black November. No recorte dos pagamentos no período, dados coletados pela PagBrasil mostram que o volume total transacionado em novembro de 2025 cresceu 41% na comparação com o mesmo mês de 2024.

Carteiras digitais e Pix como foram os pagamentos na Black Friday
(Imagem: Envato)

O avanço, portanto, também foi acompanhado por mudanças significativas no comportamento de pagamento dos consumidores. O Pix manteve sua trajetória de expansão e atingiu um nível de maturidade que o consolidou como principal meio de pagamento à vista no e-commerce. A participação do método subiu de 43% para 67% em um ano, enquanto o número de pagamentos processados via Pix aumentou 178% no período analisado.

Além do crescimento do pagamento instantâneo, as carteiras digitais se destacaram como uma das grandes surpresas do ano. Impulsionadas pela fluidez da jornada e percepção de maior segurança, wallets como Apple Pay e Google Pay registraram alta de 168% no volume transacionado entre novembro de 2024 e novembro de 2025.

Em recortes individuais, Apple Pay e Google Pay mostram avanços significativos de 305% e 287% nas transações, respectivamente. O ticket médio das compras feitas com carteiras digitais também subiu 48%, passando de R$ 188 para R$ 279.

Já o cartão de crédito apresentou crescimento mais moderado. O TPV do método aumentou 18% na comparação anual, mas perdeu espaço nas compras à vista, reforçando seu reposicionamento como meio preferido para crédito e parcelamento, em vez de concorrente direto do Pix.