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Black Friday: e-commerce ultrapassa a marca de R$ 10,1 bilhões em faturamento

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

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De quinta-feira (27) a domingo (30), o faturamento da Black Friday superou os R$ R$ 10,19 bilhões, resultado 7,8% superior ao registrado no período de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2024, quinta a domingo da semana de Black Friday do ano passado, quando o total faturado foi de R$ 9,39 bilhões. Os dados são da Confi Neotrust e foram extraídos da plataforma Hora a Hora.

Produtos

Foram quase 56,9 milhões de itens vendidos, totalizando 21,5 milhões de pedidos, 16,5% maior que o número de pedidos finalizados no mesmo período do ano passado.

O Top 3 de categorias que mais se destacaram no período foram as TVs (com faturamento de R$ 868,3 milhões), smartphones (R$ 791,2 milhões), e geladeiras/refrigeradores (R$ 556,8 milhões).

Entre os produtos com maior faturamento, o ar condicionado Split da Samsung de 12 mil BTUs do modelo Inverter Windfree liderou o ranking, seguido da Smart TV de 70 polegadas 4K da Samsung, do modelo Crystal Gaming Hub e do iPhone 16 de 128 GB de cor preta.

Consumidores e mercado mais maduro

Segundo Vivianne Vilela, Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil, a Black Friday cresceu em faturamento, mas principalmente em inteligência.

“As altas de 34% na quinta e de 11% na sexta foram sustentadas por ticket médio menor, o que indica eficiência real de conversão em categorias de grande apelo promocional. Já no domingo, vemos um movimento inverso: número menor de pedidos, mas aumento de 18% no ticket, mostrando que o consumidor usou o último dia para decisões de maior valor. Quando o varejo consegue entregar previsibilidade e estabilidade para 21,5 milhões de pedidos em quatro dias, isso significa que logística, precificação, aprovação de pagamento e disponibilidade de estoque operaram de forma sincronizada”, afirma

Para o Head de Negócios da Confi Neotrust, Léo Homrich Bicalho, o balanço consolidado dos quatro dias principais marca o melhor desempenho do comércio eletrônico, ultrapassando o recorde histórico de 2021, quando o faturamento foi de R$ 9,91 bilhões.

“A batalha da Black Friday 2025 foi ganha na intensidade das primeiras 48 horas do evento. A curva de 2025 descola agressivamente de 2024 na quinta e sexta-feira, construindo toda a vantagem financeira do período. No fim de semana, as curvas se tocam, indicando que a antecipação foi tão eficaz que ‘esvaziou’ a urgência de compra no sábado e domingo, confirmando a estratégia de concentrar o esforço de conversão nos dias úteis”, explica.

Para Bicalho, a análise dia a dia revela dois comportamentos distintos de consumo. “Na virada do evento, (quinta e sexta), a estratégia foi claramente de volume e desconto: o faturamento cresceu dois dígitos (+34% e +11%, respectivamente) impulsionado por uma queda agressiva no tíquete médio (-17% e -12%). Isso confirma que o consumidor aproveitou as ofertas para encher o carrinho com itens de menor valor e moda”, acrescenta o Head de Negócios. [1] [2]

No entanto, segundo o especialista, o cenário se inverteu no fim de semana. “O domingo (30/11) trouxe o insight mais interessante: mesmo com queda no faturamento total (-7,9%), o tíquete médio disparou +18%, indicando que as compras de impulso por itens de menor valor saíram de cena, dando lugar às compras mais analíticas. Esse perfil, do comprador analítico, usou o último dia para bater o martelo nos itens de maior valor agregado do ranking, garantindo a liderança absoluta de TVs (R$ 868M) e a força da linha Branca (geladeiras e lavadoras de roupa), antes que as ofertas expirassem”, conclui Bicalho.

Resultados dia a dia

Na quinta-feira (27), véspera da Black Friday, o e-commerce nacional atingiu faturamento de R$ 2,28 bilhões, alta de 34,1%, em relação ao ano passado. O número de pedidos finalizados, por sua vez, foi 63,2% superior, atingindo 5,9 milhões contra 3,6 milhões no ano passado. O tíquete médio foi de R$ 385,6, queda de 17,87%.

No dia da Black Friday (28), o faturamento foi de R$ 4,76 bilhões, meio bilhão de reais superior ao ano passado, um crescimento de 11,2%. O número de pedidos finalizados na data foi 28% superior, com 8,69 milhões contra 6,74 milhões no ano passado. O tíquete médio caiu 12,8%, registrando R$ 553,6.

No sábado (29), o faturamento foi de R$ 1,73 bilhões, queda de 10,7% em relação ao sábado de 2024, e o tíquete médio, R$ 459,9, 4,9% inferior. O número de pedidos finalizados no sábado cresceu atingiu 3,77 milhões[5] [6] , valor 6,22% menor que o dado de 2024, quando chegou a 4,02 milhões.

No domingo (30), o faturamento foi de 1,36 bilhões, queda de 7,9% em relação ao domingo pós-Black Friday do ano passado. No entanto, o tíquete médio bateu a marca de R$ 424,4, 18% a mais que em 2024. O número de pedidos finalizados, contudo, voltou a cair na comparação com o ano passado: foram 3,19 milhões em 2025 contra 4,09 em 2024, redução de 22%.