Seja em busca de mais praticidade, menos fricção ou segurança, a evolução no universo dos pagamentos percebida, bem como as mudanças nas preferências do consumidor. Neste quesito, de acordo com estudo “Tapping Into the Future of Payments”, da PYMNTS Intelligence, a Geração Z lidera em questão de digitalização.
Para 85% do público mais jovem, conforme dados do levantamento, existe uma preferência maior por meios digitais de pagamento. Isso, na prática, também contribui para movimentar as instituições financeiras e provedores de pagamento.
Um exemplo de ferramenta utilizada em larga escala não só pela Geração Z, mas também pela Geração Y, é a carteira digital. Com o dinheiro físico perdendo espaço nos bolsos dos consumidores e nas caixas registradoras dos estabelecimentos, investir neste tipo de comodidade pode gerar pontos com essas comunidades.
Além da grande quantidade de pessoas da Geração Z adeptas desta facilidade, o estudo também mostra que 82% dos millenials também conta com ela para realizar pagamentos. De forma geral, o entendimento é que a demanda por pagamentos sem contato (contactless) têm norteado o setor de pagamentos atualmente.
As informações da PYMNTS Intelligence mostram ainda que 24% dos adultos norte-americanos optam por meios digitais de pagamento atualmente. A constatação é de que isso não é uma tendência passageira, mas uma transformação em prol da conveniência neste processo.
Ainda segundo o relatório, 91% dos consumidores da Geração Z adotam pagamentos digitais, sendo o maior índice em relação ao restante das faixas etárias. Os consumidores da Geração Y e da Geração X se encontram em transição para carteiras digitais, indicando que mais adaptações nesta linha devem ser vistas.
Influencia na indústria
De acordo com a pesquisa, 94% dos bancos planejam investir em tecnologias de pagamento mais modernas para evitar atraso. Isso, como dito acima, reforça o fato de que as vontades do usuário estão influenciando diretamente na evolução das empresas do mercado financeiro.
Além disso, a PYMNTS reforça que, na Europa, 52% dos consumidores entre 25 e 34 anos preferem varejistas com serviços financeiros a bancos tradicionais. Isso também é uma tendência destacada no relatório, deixando uma mudança de direção de determinadas marcas para que se tornem soluções financeiras digitais centradas em si.
A resposta dos bancos, neste caso, se alinha com novas tecnologias e parcerias com fintechs. Um exemplo é de ferramentas de pagamento por banco e sistemas de pagamento integrados ganhando força no cenário de serviços ao consumidor.
“Para prosperar no cenário de pagamentos em mudança, as instituições financeiras devem adotar proativamente a alfabetização digital, priorizar a inovação focada no consumidor e usar inteligência artificial para soluções de pagamento personalizadas. Estabelecer uma estrutura de pagamento digital forte e formar parcerias estratégicas com FinTechs e varejistas são cruciais. Adaptabilidade e inovação serão vitais à medida que os pagamentos digitais redefinem o comércio”, pontua o estudo.