A primeira Black Friday do TikTok Shop no Brasil registrou ótimos números para a plataforma, seus vendedores e criadores de conteúdo digital.

De acordo com os dados divulgados pela companhia, o crescimento do GMV, receita bruta total transacionada na plataforma, foi de 129%, considerando apenas a Black Friday, ou seja, as vendas realizadas no dia 28 de novembro, em comparação ao 10/10, última data promocional da plataforma antes de novembro.
Quando consideradas apenas as lives, o GMV foi de 143% usando a mesma métrica de comparação.
O modelo de vendas do TikTok funciona a partir da descoberta dos consumidores durante a navegação, sendo mais atrelada ao entretenimento. Pelo checkout ser realizado dentro da própria plataforma, o consumidor tem uma fricção menor dentro da jornada de compra.
A Black Friday dos influenciadores
Ainda de acordo com os dados fornecidos pelo TikTok, algumas das influenciadoras mais relevantes da plataforma tiveram os resultados de vendas mais expressivos nesta Black Friday, sobretudo ViihTube, Mari Saad e Camilla Pudim.
Em novembro, a influenciadora ViihTube realizou o pré-lançamento de sua marca de beleza e cuidados pessoais, chamada de Spoiler. Em duas lives realizadas na plataforma, nos dias 14/11 e 27/11, foram vendidos mais de 8 mil produtos.
Neste mesmo cenário, Mari Saad realizou lives em seu perfil e no perfil de sua marca, a Mascavo, vendendo mais de 7 mil unidades de produtos de beleza em poucas horas.
Em setembro, Camila Pudim fez o lançamento da marca Pudim Beauty durante uma live, dando acesso antecipado aos consumidores. As lives criaram oportunidades perfeitas para a compra por descoberta e condições exclusivas para seguidores.
A COMU é uma agência focada na profissionalização de criadores de conteúdo. Nesta Black Friday, a COMU realizou uma ação com dez cabines de transmissão de lives disponíveis para 45 criadores e 8 marcas — L’oreal, Amend, Simple Organic, Gummy, Dot, Aura Beauty, Vero Brodo e Guday.
Tendências
Além das lives, o TikTok Shop possibilita venda dentro de vídeos publicados na for you (feed), a opção de vitrine dos produtos disponíveis e a aba de loja para cada perfil.
Dentro destas possibilidades, algumas tendências se destacaram.
- Dia a dia: o melhor índice de vendas fica a cargo dos produtos para o dia a dia dos consumidores;
- Vendedores que publicam vídeos com mais frequência também tiveram um desempenho melhor nas vendas;
- Competitividade: o melhor preço continua sendo a preferência dos consumidores;
- Saúde e Beleza é a categoria que mais chama a atenção dos consumidores e melhor performa em vendas;
- Produtos com maior prova social e avaliações dos consumidores tendem a escalar com mais rapidez;
- Para Moda e Acessórios, uma das categorias de destaque, as fotos claras e itens simples geram maior confiança do consumidor;
- Marcas e lojistas que entregam rápido se posicionam melhor entre os consumidores;
- Produtos de organização figuram entre os mais vendidos quando o categoria é Casa e Lifestyle.