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Na África, dinheiro móvel supera contas bancárias

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mais de 30 milhões de pessoas realizaram 224,2 milhões de transações, totalizando US$ 4,6 bilhões durante somente o mês de junho de 2012. Isso excede as 196,3 milhões de transações realizadas pelos clientes através do Paypal, em média, a cada mês durante o terceiro trimestre do ano passado, revela a segunda Pesquisa de Adoção do Mobile Money Global, realizada pela GSMA.

O estudo demonstra que a indústria de dinheiro móvel continua se expandindo a um ritmo sem precedentes, com 150 serviços ativos de dinheiro móvel para os sem banco, 41 dos quais tendo sido lançados em 2012. Além disso, a indústria está também se tornando cada vez mais competitiva, com 40 mercados identificados como tendo pelo menos dois tipos diferentes de serviços de dinheiro móvel disponíveis.

“O impacto social do dinheiro móvel já está bem documentado e nosso relatório do ano passado ofereceu os benchmarks globais sobre quantos clientes estavam usando o dinheiro móvel”, disse Chris Locke, diretor executivo, GSMA Mobile for Development. “Seguindo nossa segunda Pesquisa de Adoção do Mobile Money, somos capazes de compartilhar uma percepção mais profunda sobre o número de clientes, sobre como os clientes estão realmente usando o serviço e, talvez mais importante, sobre como as operadoras de sucesso estão se posicionando e administrando o dinheiro móvel para atender as necessidades desses clientes.”

África impulsiona

O relatório registrou 81,8 milhões de clientes registrados globalmente e, com o número total de implementações crescendo no mundo todo em quase 38%. O relatório identificou seis serviços com mais de um milhão de contas ativas de clientes e, nos últimos 12 meses, três destes serviços atingiram o limite de um milhão de clientes ativos.

Há 56,9 milhões de clientes registrados na África Subsaariana e em junho de 2012, havia duas vezes mais usuários de dinheiro móvel do que usuários do Facebook na região. Em termos de distribuição geográfica, mais da metade de todos os países da África Subsaariana tem implementações ativas e 37 por cento das 166 operadoras de redes móveis na região já lançaram o dinheiro móvel. Os serviços de dinheiro móvel estão disponíveis em 34 dos 47 países da região e a penetração vai continuar crescendo ali, já que a maioria das implementações planejadas também estão na África Subsaariana.

De acordo ainda como o levantamento da GSMA, hoje, existem mais contas de dinheiro móvel do que contas bancárias no Quênia, Madagascar, Tanzânia e Uganda, e mais pontos de agentes de dinheiro móvel do que agências bancárias em pelo menos 28 países. Com mais de 520.000 pontos de agentes registrados, há agora tantos pontos de dinheiro móvel quanto pontos de venda da Western Union. Além disso, em alguns países, o valor total das transações de dinheiro móvel é equivalente a uma proporção significativa do PIB total do país. Em junho de 2012, era equivalente a mais de 60 por cento do PIB no Quênia, mais de 30 por cento do PIB na Tanzânia e mais de 20 por cento do PIB em Uganda.

Fonte: GSMA

Com informações de Convergência Digital.