Logo E-Commerce Brasil

Vitrine em vídeo: Meta reforça monetização de Reels com novos formatos de anúncios

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Meta Platforms anunciou na terça-feira (4) novos formatos de publicidade direcionados a expandir fontes de receitas para o produto de vídeos curtos da companhia, que identificou como uma área importante de crescimento neste ano. A novidade pode interessar muitos e-commerces, especialmente os pequenos, que utilizam as redes sociais para expandir suas vendas.

A companhia controladora do Facebook (FB) e do Instagram afirmou que começou testes com um novo formato de anúncio “pós-loop” para o Reels, o produto de vídeos curtos semelhante ao TikTok.

Outro novo formato para o Reels exibe um carrossel de anúncios roláveis na horizontal. O formato pode exibir entre duas e 10 imagens no pé de um Reel, segundo a companhia.

A Meta disse que os formatos podem atrair criadores de conteúdo para o Reels com novas formas de monetização por conta da exibição de anúncios próximos de seus vídeos.

“Nosso objetivo é fornecer as ferramentas e oportunidades de monetização, enquanto continuamos a crescer nossa base de criadores de conteúdo em nossas plataformas”, disse Nada Stirratt, vice-presidente da Meta para as Américas.

Os executivos também citaram anúncios que abrem opção de conversa direta entre empresas e possíveis clientes, afirmando que a Meta pode usar inteligência artificial nos casos em que os anúncios miram novos clientes ou consumidores que tenham mais propensão de comprar o produto exibido.

A Meta também está abrindo novos espaços para publicidade no Instagram, incluindo a aba “Explore” que os usuários veem quando fazem uma busca no aplicativo, afirmou a companhia.

Reels, a nova ‘vitrine em vídeo’

Desde sua introdução no Facebook e no Instagram, o Reels cresceu e se tornou um meio de gerar conteúdos de vídeo. Além disso, o Reels acabou se tornando um lugar para marcas serem descobertas no cenário global. Porém, isso depende do empenho e da criatividade das empresas para aproveitar o poder da ferramenta.

De acordo com a Meta, as pessoas passam metade do tempo no Facebook e no Instagram assistindo a vídeos. Conforme mais pessoas se envolvem com conteúdos de vídeo, ficou compreendido que ferramentas como a Reels crescem rapidamente em popularidade. Neste caso, um estudo global mostra que mais de 45% das contas no Instagram interagem com um Reel ao menos uma vez por semana.

Entre alguns dados, percebe-se que Facebook e Instagram são as plataformas mais populares para construir relacionamentos com marcas. Portanto, aproveitar o conteúdo de vídeo de formato curto em Reels pode ser uma ótima maneira de continuar desenvolvendo essas conexões e inspirar o público. Pensando nisso, a Meta criou um “passo a passo” para tirar proveito do Reels.

Fontes: Reuters, via Money Times, e Facebook