Logo E-Commerce Brasil

Meta amplia recursos do provador virtual com base em IA generativa

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Durante o Festival Cannes Lions 2025, a Meta apresentou sua nova geração de soluções com inteligência artificial generativa voltadas a anunciantes e agências. As novidades prometem elevar a personalização em escala e impulsionar o desempenho das campanhas publicitárias, com foco em maior retorno sobre investimento e experiências imersivas para consumidores.

Imagem do logo da Meta na tela de um smartphone
(Imagem:

Entre os destaques está a atualização das campanhas Advantage+, que agora permitem integrar logotipos, cores, fontes e estilos da marca diretamente aos criativos, garantindo consistência visual e personalização. De acordo com a Meta, anunciantes têm registrado um aumento médio de 22% no retorno sobre o investimento em mídia com as campanhas Advantage+ e até 5% de melhora nas conversões com as tecnologias de back-end como o GEM.

A geração de vídeos também foi aprimorada. A ferramenta agora transforma múltiplas imagens em vídeos com animações, sobreposição de texto e trilha sonora, além do recurso “Video Highlights”, que permite aos usuários avançar diretamente para os trechos principais dos vídeos com base em frases e imagens extraídas por IA.

As inovações incluem ainda experiências imersivas com provador virtual e “figurinhas criativas” nos Reels e Stories do Facebook, que adicionam botões de chamada para ação com elementos personalizados da marca.

A Meta também ampliou os testes com IAs comerciais integradas a anúncios no feed, Reels e Stories do Instagram e Facebook. Esses agentes virtuais interagem com os consumidores por meio de perguntas frequentes geradas por IA, e agora passam a contar também com comandos de voz. Um botão “Toque para falar” permite aos usuários conversarem diretamente com a IA para esclarecer dúvidas e obter recomendações de produtos sem sair do aplicativo.

As ferramentas de IA generativa têm sido elogiadas por grandes agências. Clive Record, da Dentsu, afirmou que a tecnologia trouxe mais eficiência criativa, enquanto Gillian Collison, da WPP Media, destacou a segurança da marca aliada à inovação. A adQuadrant reportou redução de 5% no custo por lead e retorno de 3,7 vezes em campanhas recentes.

Com as novas soluções, a Meta busca fortalecer a presença das marcas em todos os pontos de contato com o consumidor, unindo personalização, escala e inovação para impulsionar a performance de negócios em todo o ecossistema de marketing digital.