Logo E-Commerce Brasil

J&T Express reforça compromisso com a agenda ESG no Fórum E-Commerce Brasil 2024

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Stand da J&T Express no Fórum ECBR 2023
Imagem: reprodução

J&T Express, empresa multinacional de serviços logísticos, levará à 15ª edição do Fórum E-Commerce Brasil algumas de suas principais soluções e iniciativas ligadas à mobilidade sustentável e aos pilares ambiental, social e de governança (ESG). A transportadora participa do principal evento de comércio eletrônico da América Latina, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo, e vai apresentar ao público algumas das ações que tem adotado em prol de uma operação logística cada vez mais consciente e responsável.

De acordo com Rodrigo Dora, líder da área de controle de riscos, auditoria e ESG da J&T Express Brasil, entre os destaques da empresa no âmbito da sustentabilidade estão os crescentes investimentos em entregas com uso de bicicletas. 

A prática, cuja adoção vem sendo ampliada nas filiais da transportadora país afora, tem por objetivo construir um sistema logístico cada vez mais alinhado às práticas ESG, favorecendo não só a eficiência do processo de entrega, mas também a redução das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

“O uso de bicicletas não só diminui nossa pegada de carbono, como também permite entregas mais rápidas e eficientes em áreas congestionadas, aumentando a satisfação do cliente final e otimizando o tempo do entregador”, destacou o líder de controle de riscos, auditoria e ESG da transportadora.

Para além de suas iniciativas ligadas à responsabilidade e à preservação ambiental, a J&T Express também tem investido em ações de cunho social, com o intuito de impactar positivamente as comunidades em que está inserida. 

Nesse sentido, uma das ações de destaque coordenadas pela empresa foi a disponibilização de sua extensa rede de operações para transportar gratuitamente donativos encaminhados ao Rio Grande do Sul, após as severas chuvas e enchentes que acometeram o estado, no último mês de maio. Antes disso, a empresa já tinha feito uma ação para ajudar os atingidos pelas fortes chuvas no litoral norte de São Paulo.

Além do apoio logístico, à época, a própria transportadora também realizou a doação de centenas de colchões, água, alimentos e itens de roupa de cama para a população gaúcha, bem como de uma grande variedade de produtos arrecadados graças à atuação de pessoas físicas, empresas, instituições de ensino, organizações filantrópicas, oficiais das Forças Armadas e funcionários das filiais da J&T Express espalhadas pelo país.

Outra iniciativa social de destaque foi a já tradicional ação solidária de Páscoa, coordenada pela matriz da J&T Express Brasil, no último mês de março, que arrecadou mais de 270 caixas de bombons, encaminhadas à Associação Beneficente Caminho de Luz (ABECAL), que atende pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, na zona sul de São Paulo.

“Estamos determinados e comprometidos a fazer a diferença na vida das comunidades que nos cercam, oferecendo não apenas ajuda material, por meio das nossas ações solidárias, mas também oportunidades, dignidade e esperança, em meio a tantos contextos de adversidade”, finalizou Rodrigo Dora.