Na manhã desta terça-feira (18), problemas no serviço de distribuição de conteúdo em nuvem da Cloudflare está causando uma instabilidade global em alguns aplicativos e sites, como o ChatGPT, Canva e X (antigo Twitter).

Até mesmo o site utilizado para identificar a queda de sites, o Down Detector, está enfrentando problemas para funcionar. Conforme apuração do InfoMoney, a plataforma identificou que os problemas começaram por volta das 08h50 (horário de Brasília), quando as reclamações sobre a Cloudflare, X e Amazon Web Services (AWS) atingiram seu pico. Cerca de 500 plataformas foram impactadas.
Segundo a Reuters, havia mais de 5.600 relatos de problemas com a plataforma de mídia social X às 8h51 (horário de Brasília), de acordo com o Downdetector.
Às 9h37 (horário de Brasília), a última atualização da Cloudflare informou continuar investigando o problema e observando a recuperação dos serviços. No entanto, os “clientes podem continuar a notar taxas de erro acima do normal enquanto prosseguimos com os esforços de correção”.
Os serviços de nuvem são fundamentais na ligação entre os usuários de aplicativos ou plataformas online com os serviços digitais de empresas. A infraestrutura da nuvem oferece servidores, capacidade de processamento e armazenamento para as maiores empresas do mundo.
Vale lembrar que no mês passado, a AWS sofreu uma queda, impactando serviços de grandes servidores, entre eles Facebook, Slack, Snapchat e a própria Amazon.
No caso da Cloudflare, o site de status do serviço de nuvem indicou problemas técnicos no provedor de portal de suporte, causando erros ao visualizar e responder chamados de suporte aos clientes.
“As respostas às solicitações dos clientes não foram afetadas, e eles ainda podem entrar em contato conosco via chat ao vivo (planos Business e Enterprise) pelo painel do Cloudflare ou pela linha telefônica de emergência (planos Enterprise). Estamos trabalhando em conjunto com nosso provedor terceirizado para entender o impacto total e mitigar esse problema”.