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Google Shopping: atraia mais clientes durante a pandemia

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Devido ao isolamento social, houve uma mudança nos hábitos de consumo. As compras online passaram a ser uma alternativa para não precisar sair de casa. Apenas nos primeiros 15 dias de pandemia, houve um aumento de 35% nas compras online, de acordo com a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Uma das saídas para manter os negócios saudáveis foi passar a oferecer produtos através de uma loja virtual, adequando as empresas a uma nova realidade. Os números da Abcomm mostram um salto de 10 mil para 50 mil lojas online criadas por mês após o início da pandemia, representando um crescimento de 400%.

Para quem está começando no e-commerce, o desafio de ter sua loja escolhida entre tantas opções disponíveis é grande. Uma boa estratégia para destacar seus produtos e alavancar as vendas é anunciar no Google Shopping.

Campanhas no Google Shopping

O Google Shopping é a vitrine virtual do Google. Quem possui uma loja virtual, consegue anunciar seus produtos nesta vitrine, potencializando as chances de conversão em vendas. Isso porque o anúncio será visto por uma quantidade maior de possíveis compradores, que serão impactados pelos anúncios no momento em que realizam as buscas no Google.

Em um cenário prático, ao buscar por “Camiseta Branca” no Google serão listados anúncios de lojas que vendem este produto. Como os anúncios são mostrados no momento que um potencial consumidor está procurando, as chances de finalização de uma venda aumentam.

Como as compras online estão aumentando durante a pandemia, a criação de anúncios no Google Shopping pode ser uma boa estratégia para seguir esta tendência e expandir o faturamento da sua empresa.

Com orçamento diário preestabelecido, você não terá surpresas no valor do investimento durante a realização da campanha. E o melhor, o valor será pago apenas quando houver cliques no anúncio.

Google Shopping e Tiny ERP

O Tiny ERP é Google Partner. A parceria entre as duas empresas possibilitou o desenvolvimento de uma ferramenta para Google Shopping dentro do Tiny, assim os usuários passam a centralizar as informações das campanhas no mesmo local em que possuem as outras informações do negócio, como notas fiscais, estoques dos produtos e pedidos, otimizando seu tempo e melhorando os resultados.

Para a criação dos anúncios, são utilizadas duas ferramentas do Google, que são o Merchant Center e o Google Ads. O Merchant Center é um local onde ficam guardadas as informações dos produtos que deverão ser anunciados e o Google Ads é a ferramenta que possibilita criar campanhas para anunciar os produtos que estão no Merchant Center.

Utilizando o Tiny, é possível enviar para o Merchant Center os produtos que estão disponíveis para venda em sua plataforma de e-commerce, para posteriormente criar campanhas com eles, em um único local de maneira bastante simples.

Conforme a categoria dos produtos que pretende-se enviar, diferentes informações podem ser solicitadas. Com as informações obrigatórias preenchidas, o Tiny faz uma pré avaliação, sugerindo possíveis melhorias. Quanto mais dados estiverem preenchidos, maior será a chance do anúncio ser mais assertivo e assim ser encontrado pelo potencial cliente. Se tudo estiver certo, o produto é enviado ao Merchant Center, para a avaliação final do Google.

Vantagens para as campanhas

Após a aprovação do Merchant Center, você já poderá criar as campanhas. Para isso, é necessário configurar alguns parâmetros para que a campanha seja corretamente veiculada:

  • Nome da campanha: escolha um nome para que você possa identificar internamente os resultados. Ex: Campanha de verão;
  • Segmentação: em quais estados o anúncio será mostrado;
  • Produto: selecione produtos específicos, categorias ou todos os produtos aprovados pelo Merchant Center;
  • Orçamento: quanto deseja investir diariamente;
  • Veiculação: período de ocorrência da campanha.

Criando as campanhas no Tiny, todo o gerenciamento e acompanhamento de resultados pode ser feito de maneira muito simples e os anúncios serão automaticamente pausados, caso o estoque termine. Monitorando a quantidade de cliques, o custo por clique e quantas impressões cada anúncio obteve, você ainda poderá realizar ajustes sempre que for necessário para tornar as campanhas cada vez mais assertivas.