Logo E-Commerce Brasil

Estudos apontam preferências dos brasileiros ao acessar a internet

Por: Gustavo Santi

Profissional de mídia digital e content strategy. Já foi gestor de conteúdo do E-Commerce Brasil, Sócio do Laboratorium - uma consultoria em inovação e empreendedorismo que já rodou o Brasil - trabalhou para o Facebook como analista de conteúdo [News Feed] com product data integrity e atualmente é Coordenador de Treinamento Online do Google Cloud, voluntário do Somos 99% e faz parte do time de voluntários do Burning Man Brasil.

Gráfico referente ao mês de outubro traz dados sobre internautas brasileiros e realiza comparações com usuários de outras regiões do mundo sobre mecanismos de busca, navegadores e sistemas operacionais

A AT Internet realizou durante todo o mês de outubro estudos que apontam as preferências dos brasileiros quando o assunto é navegar pela internet. Em formato de infográfico, os dados consolidados mostram números que apontam quais são os principais buscadores, navegadores e sistemas operacionais usados.

Quanto aos buscadores, foi apontada a baixa queda no percentual de usuários brasileiros (97,1%) que fazem uso do Google para realizar suas pesquisas, visto que no mês de agosto os números estavam em 97,6%. Apesar da queda, ainda é uma liderança com sobras já que outros mecanismos como Yahoo! (1,2%), bing (1,2%) e Ask (0,2%) não chegam em 3% dos usuários. No quesito uma novidade foi a inédita presença do Baidu entre os cinco primeiros colocados com 0,1%.

O mês de outubro também apontou crescimento no uso do Google Chrome como principal navegador entre os brasileiros. Atualmente atingiu 61,1%, contra 59,8% do mês anterior. São números bem a frente de seu concorrente, o Internet Explorer, com 10,2% dos usuários. Na América Latina, a diferença entre os dois é menor, com 59,4% para o Google e 11,5% para o navegador da Microsoft. A mesma queda também é registrada na Europa, com Google em 33,9 e Internet Explorer em 19,9%, pouco a frente do Safari, com 19,8% dos usuários.

A mesma liderança das plataformas do Google não é vista quando o assunto são os sistemas operacionais. Nessa categoria, mesmo com baixa queda desde os últimos meses, a liderança continua sendo das versões Windows: 67,6% no Brasil; 68,6% na América Latina; e 65,9% na Europa. O quesito ainda aponta o Google OS em segundo lugar no Brasil (22,3%) e na América Latina (19,6%), enquanto na Europa a vice-liderança é do Safari com 21,5%.

Confira abaixo todos os resultados do estudo:

preferencias brasileiros na internet