Logo E-Commerce Brasil

Indústria, investimento e varejo da China ficam abaixo do esperado em abril

Por: Gustavo Santi

Profissional de mídia digital e content strategy. Já foi gestor de conteúdo do E-Commerce Brasil, Sócio do Laboratorium - uma consultoria em inovação e empreendedorismo que já rodou o Brasil - trabalhou para o Facebook como analista de conteúdo [News Feed] com product data integrity e atualmente é Coordenador de Treinamento Online do Google Cloud, voluntário do Somos 99% e faz parte do time de voluntários do Burning Man Brasil.

A produção industrial da China subiu 5,9 por cento em abril na comparação com o mesmo período do ano passado, ligeiramente abaixo das expectativas e reforçando as expectativas de que o governo terá de aumentar seus esforços para impulsionar a economia.

Analistas consultados pela Reuters esperavam aumento de 6,0 por cento, ante 5,6 por cento em março, que havia sido a leitura mais fraca desde a crise financeira global.

Já se esperava uma leitura fraca após o banco central cortar os juros no início desta semana pela terceira vez em seis meses para reduzir os custos de financiamento das empresas e estimular a atividade, em um momento em que a economia caminha para seu pior ano em um quarto de século.

Além de cortar os juros, o banco central também reduziu o compulsório duas vezes neste ano para impulsionar o crédito bancário e o crescimento econômico e afrouxou restrições à compra de imóveis residenciais para ajudar o enfraquecido mercado imobiliário, que responde por cerca de 15 por cento da economia.

O investimento em ativos fixos, motor crucial da segunda maior economia do mundo, subiu 12 por cento no período entre janeiro e abril em relação ao mesmo período do ano anterior, ritmo mais lento desde dezembro de 2000, informou a Agência Nacional de Estatísticas nesta quarta-feira. Economistas esperavam ganho de 13,5 por cento, mesmo resultado do primeiro trimestre do ano.

Já as vendas no varejo avançaram 10 por cento no mês passado, contra expectativa de alta de 10,5 por cento e abaixo do resultado de março.

Por: Extra