Logo E-Commerce Brasil

Nova estratégia da Youcom usa inteligência artificial do Pmweb 360

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

O uso de inteligência artificial na rotina de consumo já não é mais história de um futuro muito distante. Nos últimos meses, a Youcom, empresa das Lojas Renner S.A, esteve desenvolvendo junto com a Pmweb, empresa de serviços e tecnologia para marketing e CRM, suas estratégias para utilizar a ferramenta Pmweb 360. O uso da inteligência de dados para mapear a jornada de compra de cada consumidor através da tecnologia está sendo feito nas lojas físicas da marca Youcom.

A plataforma tem como base o perfil de cada cliente e o seu histórico de compra em diversos pontos de contato, como diferentes lojas da marca e até mesmo compras realizadas via e-commerce, além de informações relacionadas às suas interações digitais com a marca.

Youcom

Dessa maneira, a Youcom sabe quais produtos oferecer para cada pessoa, sugerindo aos vendedores as melhores opções para gerar novas vendas e ajudando a construir uma proximidade muito maior com os clientes. De maneira prática, com o Pmweb 360, a equipe de vendas tem as informações de cada cliente. Sendo assim, recebe diariamente uma lista de atividades para iniciar conversas por WhatsApp, SMS ou ligação com cada pessoa, por exemplo.

Assim, é possível realizar comunicações personalizadas com cada cliente. Essa estratégia fortalece o relacionamento com os que já são ativos, interagindo com com aqueles que não são tão engajados e aumentando as vendas.

Leia também: Nova ferramenta da Pmweb leva inteligência do e-commerce para a loja física.

Consumidor omnichannel

O consumidor atual é omnichannel, acessando e comprando em mais de um canal, seja ele online ou offline. As empresas precisam entender a movimentação do cliente, seus gostos e comportamentos. Além disso, precisam entender como sugerir o tamanho ideal de uma peça ou avisá-lo sobre novidades.

Realizar análises para saber o que leva um consumidor a entrar na loja, o que lhe atrai e como é possível fazer a sua fidelização é o caminho a ser seguido.

As marcas que seguem obcecadas pelo consumidor — ou seja, fazem esse trabalho de reconhecimento de clientes — são as que já estão se adaptando a revolução tecnológica e comportamental que estamos vivendo.

Conheça mais sobre o Pmweb 360.

A Pmweb é uma empresa de serviços e tecnologia para marketing e CRM, que trabalha para levar os clientes a um novo patamar de resultados através da criação de relacionamentos únicos em escala.

O Grupo Renner existe há mais de 50 anos e está presente em todas as regiões do país por meio de suas lojas de varejo de moda (Renner e Youcom). Além disso, está também presente do segmento de casa e decoração (Camicado). Ao todo, a Lojas Renner S.A. contam com mais de 597 lojas em operação, considerando as três frentes.

Leia também: Conheça a estratégia de CRO Ajuda Flutuante da Pmweb, e melhore a conversão no seu e-commerce.