Com 12 anos de história, o e-commerce da Editora Foco nasceu para atender inicialmente a demanda dos candidatos às provas da OAB e de concursos públicos. O início da trajetória foi conduzido através de uma plataforma caseira, mas que atendia às necessidades do momento. Em 2016 os sócios notaram o crescimento acelerado do e-commerce e identificaram a importância de ter uma plataforma que acompanhasse esse desenvolvimento. Nos anos seguintes, então, decidiram transformar as ideias em ações e começaram a pesquisar outras plataformas no mercado.
Receberam a indicação da Stoom, na época uma empresa pequena, mas que já pensava muito grande, e a Editoria Foco queria construir essa história lado a lado! Fugindo de soluções de prateleira, então, fecharam o projeto com a Stoom e, em agosto de 2019, começou a ser desenvolvido.
Desde o início, a Editora busca priorizar os pilares de inovação e fidelização, estreitando cada vez mais o relacionamento com o cliente, fazendo com que eles se sintam únicos. O trabalho de melhorias no e-commerce, pensado e desenvolvido também em parceria com a Stoom, tem como visão primária aumentar a rentabilidade do negócio, já que esse é um mercado que muitas vezes não dá lucro. Quando pensamos em um pequeno negócio, então, é preciso explorar a experiência do usuário, as ações de marketing, o relacionamento com o cliente, tudo o que for preciso para satisfazê-lo e, assim, converter mais vendas.
Nessa linha ainda, a Editora Foco entende que precisa explorar no e-commerce seus pontos fortes como diferenciais de mercado: pré-venda exclusiva de livros para concursos, contato direto com os autores mais renomados do meio e ainda a possibilidade de pré-visualização de uma parte do livro para o consumidor realizar a compra com a maior assertividade possível. Como linha mestre, a Foco trabalha sempre com a venda de produtos de extrema qualidade, com conteúdos dos melhores autores e mantendo diferentes canais de contato diretamente com o cliente.
Pensando nesses e outros postos-chave, o time de Customer Success da Stoom efetuou uma série de análises no site e sugeriu implementar algumas melhorias, como: redução de produtos na vitrine para tornar a navegação mais fluida; inclusão da categoria de produtos mais vendidos no menu de departamento; implementação de filtro de ordenação para orientar o cliente e tornar a jornada de compra cada vez mais direcionada.
Além disso, após estudo do comportamento de compra da sua persona, a Foco agora possibilita a compra de livros em combo, esses são criados especialmente para que os usuários possam comprar com menos cliques diferentes materiais sobre o mesmo tema ou ainda direcionados para o mesmo concurso ou prova. Todas essas estratégias visam tornar a experiência dentro do site cada vez mais funcional e atrativa.
Seguindo as tendências atuais, nas quais o cliente e o fornecedor pensam juntos nas estratégias de e-commerce, a ideia é seguir ofertando serviços exclusivos aos usuários, tanto no background quanto na experiência de navegação do e-commerce, conquistando o cliente e se destacando no mercado com os seus diferenciais competitivos.
Leia também: Na fila para ser privatizado, Correios têm lucro de R$ 1,5 bilhão.