Em parceria com o E-Commerce Brasil, a WebJump realizou uma pesquisa sobre o déficit de profissionais e oportunidades no mercado de TI.
21% dos respondentes afirmaram já terem perdido profissionais para outras empresas e oportunidades na América Latina, enquanto 15% disseram que os perderam para a América do Norte.
12% responderam que os funcionários foram para a Europa e 9% outras regiões do mundo.
Ao iniciar um projeto de e-commerce, 51% dos respondentes afirmaram que o modelo que mais faz sentido para eles é o híbrido: equipe interna e empresa especializada na implementação.
25% responderam que preferem uma equipe interna e 13% preferem o modelo de outsourcing, ou seja com a contratação de profissionais para projetos dedicados.
10% responderam que preferem usar uma equipe 100% terceirizada, com empresa de implementação de e-commerce.
O cargo que está mais em falta e que há mais dificuldade em encontrar é o de desenvolvedor back-end, com 64% das respostas.
Podendo selecionar mais de uma resposta, também foram apontados:
- 55% desenvolvedor front-end;
- 52% desenvolvedor mobile;
- 40% product owner;
- 30% designer;
- 27% gerente de e-commerce;
- 19% scrum master;
- 12% quality assurance.
Para 37% das empresas, é uma realidade ter dificuldades para encontrar profissionais mais qualificados.
Por outro lado, 43% dos respondentes afirmaram que é possível encontrar, mas com o salário como fator de impacto na contratação.
10% informaram que a qualificação profissional não condiz com o que é informado no currículo, 7% afirmaram que não se preocupam com isso, porque oferecem capacitação dentro da empresa.
Porém, das empresas respondentes, menos da metade oferece capacitação interna.
30% afirmaram que dispõem de um programa interno para formação e capacitação profissional de tecnologia.
Outros 7% afirmaram ter também, porém sem o resultado desejado.
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