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Tutorial: como começar uma loja online

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Em um mercado cada vez mais aquecido e repleto de oportunidades, empreender online se tornou uma alternativa viável e lucrativa para muitas pessoas. No entanto, para criar um negócio do zero na internet é fundamental desenvolver um planejamento adequado, como em qualquer outro segmento, e isso pode parecer um desafio para aqueles que não sabem por onde começar.

Por que vender online?

Alcance de um público amplo: a internet proporciona uma audiência nacional e até mesmo global, permitindo um alcance de pessoas além das fronteiras geográficas.

Baixo investimento inicial: comparado a lojas físicas, montar uma loja online geralmente exige um investimento inicial menor, tornando-o acessível a empreendedores com orçamentos limitados.

Vendas 24 horas por dia: a loja estará disponível o tempo todo, possibilitando vendas mesmo quando você estiver dormindo.

Gestão simples das operações: com as ferramentas e plataformas adequadas, boa logística e parcerias de confiança, é possível simplificar a gestão da loja online, o que permite o foco no crescimento do empreendimento e o atendimento ao cliente.

Com isso em mente, fica claro que o mundo online oferece possibilidades reais para todos os tipos de negócios. Todavia, é fundamental planejar a gestão inicial do empreendimento para garantir o sucesso.

Passo a passo: Como começar uma loja online do zero

Cada loja online é diferente. Seja por conta do segmento ou até mesmo da forma com que as ideias são conduzidas, mas há alguns pontos básicos que é importante passar para criar uma base sólida e preparada para crescer.

– Escolha a área de atuação

O primeiro passo é escolher a área em que deseja atuar. Pesquise o mercado para identificar nichos com potencial de venda e analise o que as empresas (de todos os tamanhos) estão fazendo. É necessário identificar um espaço para que o empreendimento possa se destacar e oferecer algo único.

É sempre valioso ter um bom conhecimento sobre o serviço ou produto que será vendido. Pular etapas de pesquisar sobre os detalhes detalhes de seus itens, como material, durabilidade, cores e outras informações que podem ser cruciais para alguém fechar ou não a venda.

Alguns exemplos de possíveis áreas para explorar:

– Papelaria e decoração;

– Roupas;

– Acessórios, como bolsas, semi jóias, capas de celular;

– Beleza: maquiagem, cuidados de pele artesanal;

– Bem-estar e alimentação.

-Conheça o público

Esse é um ponto que está conectado com o primeiro, pois é preciso entender qual segmento deseja atuar para que a loja comece a criar corpo. Nesse sentido, é primordial entender as preferências, a faixa etária, as necessidades e hábitos de consumo do potencial cliente para criar uma estratégia de negócio eficaz.

Por exemplo, uma loja de camisetas para jovens entre 18-25 anos não terá a mesma abordagem do que uma loja com foco em atender um público de 28-35 anos. Aqui duas gerações estão presentes: Z e Millenial, e cada uma delas conta com características específicas que devem ser levadas em consideração para melhorar a comunicação e oferecer os produtos adequados.

-Faça uma lista de produtos para vender

Esse é um tópico muito importante, já que está conectado diretamente com a gestão de estoque, construção da vitrine do site, comunicação e compra de produtos.

Nesse caso, é recomendável começar com um número menor de produtos e ir expandindo à medida que as vendas demonstrem os gostos e preferências dos clientes. Dessa maneira, os recursos financeiros são investidos com mais assertividade e gera menos riscos de produtos parados.

– Pesquise sobre plataformas de e-commerce, marketplace e logística

Muitos empreendedores escolhem a “primeira que veem”, mas que a longo prazo são limitadas ou têm cobranças a mais. Por isso, análise com cuidado a plataforma que se adequa ao negócio.

É importante decidir se deseja vender exclusivamente em um site próprio ou utilizar marketplaces para alcançar um público mais amplo. 

E aí vem o pulo do gato: a transportadora também tem seu papel nessa história. Escolher a certa é vital para garantir operações eficientes e entregas rápidas. Entre os critérios a serem avaliados, estão:

– Capacidade operacional;

– Número de cidades atendidas;

– Cobertura nacional ou regional;

– Custos de frete.

– Crie um plano de negócios

Com base em todas essas informações, é hora de criar um plano de negócios. Ele será um guia para saber onde quer que a loja online/empresa chegue, estabelecer metas de vendas, definir os canais de comunicação que serão utilizados e com qual abordagem, e, decidir como e se irá investir em marketing.

– Continue em constante atualização

Um negócio online está em constante evolução, e é crucial estar atento às tendências do mercado, comportamentos dos clientes e nichos que podem ser agregados para vender mais e atender um público maior.

Sendo assim, se manter atualizado, participar de cursos e eventos do setor e estar sempre aberto a novas ideias para aprimorar sua operação, é crucial. Outra dica especial: busque fontes que possam trazer inspirações, dessa maneira será mais fácil criar produtos atrativos.

Lembre-se: uma gestão de sucesso não é algo exclusivo a grandes corporações. Na verdade, uma gestão planejada e estruturada pode ser o grande diferencial de pequenas e médias empresas na internet. Por isso, é importante desenvolver operações que atendam cada uma de suas demandas e aproveitar esses fatores como vantagens competitivas no mercado digital.

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