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Clubes de assinatura movimentam R$ 1 bilhão por ano com recorrência: conheça a funcionalidade

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mulher abrindo encomenda em sua casa
Imagem: reprodução

Desde a pandemia, um modelo de negócio que tem se destacado no comércio eletrônico é a venda de produtos como serviços, que se popularizou com os clubes de assinatura. 

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), os clubes de assinatura movimentam mais de R$ 1 bilhão todos os anos no Brasil.

A venda de produtos como serviço consiste em vender produtos de forma recorrente, como se fosse um serviço. Um exemplo claro disso são os boxes de livros, vinhos, maquiagens, café, produtos para pets, entre outros.

Esse tipo de negócio conta com diversas vantagens, como um melhor controle de estoque, receita mensal previsível e menor custo de aquisição de clientes. 

No entanto, é preciso destacar que muita tecnologia está envolvida para viabilizar e tornar empreendimentos dessa natureza um sucesso, dos pagamentos à logística. Parte fundamental disso é a tecnologia de recorrência de pagamentos. 

O que é recorrência de pagamentos? 

A recorrência é um modelo de cobrança que automatiza pagamentos periódicos do cliente final para o empreendimento que fornece o produto ou serviço contratado, trazendo comodidade para os clientes, além de previsibilidade financeira e mais assertividade para os negócios, mitigando erros humanos. 

Muitas pessoas entendem que a recorrência é parecida com um parcelamento, mas a mesma está mais próxima de um débito automático. Isso porque a recorrência não compromete o limite do cartão de crédito do consumidor com o valor total da compra. Somente o valor da parcela em questão é descontado mensalmente – ou na periodicidade acordada. 

Recorrência de pagamentos do Pagar.me 

No Pagar.me, tecnologia de pagamento digital e omnichannel do Grupo StoneCo., a recorrência pode ser configurada em cartão de crédito, boleto bancário ou nos dois modelos, via multimeios de pagamento.  

Fica a critério do lojista a periodicidade, o modelo de precificação e quanto deve ser cobrado. Depois de criada a assinatura, o Pagar.me se encarrega de todo o fluxo de cobrança e gestão da inadimplência. 

Além disso, com a recorrência de pagamentos do Pagar.me, é possível: 

  • Gerir os pagamentos recorrentes de forma automatizada: no Pagar.me Dashboard, é possível visualizar todas as movimentações do negócio e customizar os planos de recorrência, como configurar e automatizar e-mails de aviso para o consumidor e personalizar os cenários de upgrade e downgrade, já com cálculo automático de proporcionalidade com os dias do mês usados com o plano anterior. 
  • Contar com retentativas de pagamento automáticas e customizáveis para evitar a inadimplência: ou seja, no cenário de um pagamento recusado, é possível definir quando será feita a próxima tentativa de cobrança, a quantidade de retentativas e o prazo de tolerância para a inadimplência. 
  • Atualizar cartões de forma automática: com o Card Updater, negócios recorrentes não perdem assinantes por troca ou expiração de cartão. A tecnologia do Pagar.me identifica o novo cartão de crédito e faz a atualização automática, sem trabalho para o empreendedor ou inconveniência para o consumidor. 
  • Split de Pagamento na recorrência: para os negócios recorrentes que precisam dividir o valor da assinatura com outros players, por exemplo, a empresa de logística, o Pagar.me oferece a opção do Split de Pagamento. Essa tecnologia para divisão de recebíveis, já integrada à recorrência, traz mais assertividade e facilidade para o empreendimento na gestão do seu negócio. 

Para saber mais sobre a recorrência do Pagar.me e outros serviços da tecnologia de pagamento digital do Grupo StoneCo., acesse: https://pagar.me/ofertas