A fábrica de chocolates funcionais e alimentos saudáveis Chocolife lançou recentemente uma loja virtual com a plataforma VTEX. Com a criação do comércio eletrônico, a empresa que só comercializava produtos para revendedores passou a vender também online diretamente aos consumidores finais.
O projeto da loja ficou a cargo da Agência e-Plus, uma agência de performance brasileira que já realizou milhares de campanhas de Marketing e desenvolveu mais de 400 lojas virtuais para empresas como a Pirelli, a Pierre Cardin, a Costume, a Vila Romana, a Miess, a Inovathi e a Utilplast, entre outras.
A Chocolife existe desde 2006, ano em que começou a vender de forma pioneira no Brasil os chamados chocolates funcionais. Esse tipo de chocolate feito com cacau, fibra e poliol não contém açúcar comum, glúten, lactose e nem gordura trans, sendo assim mais saudável.
Já a partir de 2018, a empresa desenvolveu a linha Loov de chocolates com leite de coco. Na mesma época criou o primeiro chocolate branco zero açúcar e vegano. A Chocolife conta, ainda, com a marca Snew que abrange um mix de adoçantes naturais com zero calorias, que substitui o açúcar sem causar efeito laxativo.
Os produtos da Chocolife são ideais para celíacos, diabéticos, veganos, pessoas em processo de perda de peso e que possuem restrições alimentares como alergias à proteína do leite e intolerância à lactose.
Ao descobrirem no mercado a plataforma VTEX, que conta com mais de 3.500 clientes como a Sony, a Avon e a Nestlé, entre outros, ao redor do mundo, os diretores da Chocolife chegaram à conclusão que esta era a tecnologia que precisavam para criar um e-commerce D2C de respeito. Para produzir o e-commerce, eles contrataram a já citada Agência e-Plus.
A equipe da Agência e-Plus usou o CMS 100% editável da plataforma VTEX para criar uma loja virtual com um visual bonito e bem organizado, que facilita a experiência de compra. “Aplicamos todos os conceitos da Teoria do Design nesse projeto e o resultado ficou ótimo”, disse o CEO da agência, Tiago Moraes.
De acordo com Moraes, o design da loja Chocolife foi projetado para evitar a “ilusão de completude”, uma situação em que a interface online impede que os consumidores saibam que existe conteúdo adicional. “Sem ilusão de completude, os consumidores podem ter uma experiência contínua de visualização. Assim, eles não perdem informações importantes e a loja virtual não perde vendas”, explica.
Além disso, o projeto do e-commerce levou em consideração as tecnologias móveis. Além de ser compatível com as telas pequenas dos smartphones e tablets, ele está dentro dos parâmetros da “Zona do Polegar”, com os links, botões e dados mais importantes ao alcance do “dedão”.
O poder do e-commerce Chocolife, contudo, vai além do design. Potencializado pela plataforma VTEX, ele possui recurso click buy, que armazena dados de cartões de crédito e assim facilita as compras. Ele também conta com o Smartcheckout, que viabiliza a compra com um clique. E isso sem falar na escalabilidade. “Essa plataforma faz uso da tecnologia Amazon AWS, que melhora o rendimento das lojas online sobretudo em grandes eventos do e-commerce como a Black Friday”, revela Moraes.
Ademais, com o seu funcionamento em nuvem, a plataforma VTEX oferece um código único para todos os seus clientes, o qual é atualizado centenas de vezes por mês, o que evita a obsolescência do sistema. Com uma tecnologia assim, a Chocolife poderá se expandir, se destacar e fazer muitas vendas no e-commerce brasileiro.