Entenda a “Zona do Polegar” e a usabilidade no mobile commerce

por Tiago Moraes Terça-feira, 01 de junho de 2021   Tempo de leitura: 6 minutos

Do Inglês “Thumb Zone”, a Zona do Polegar é um termo cunhado pelo norte-americano especialista em interfaces móveis, Steven Hoober, em seu livro “Designing Mobile Interfaces” (2011) para nomear a região da tela dos dispositivos móveis mais confortável ou alcançável para o toque do polegar.

Posto que a maioria das pessoas usa o polegar para acessar a tela dos smartphones, a Thumb Zone é, assim, um modelo ou estrutura que possibilita que os profissionais de design possam tomar melhores decisões acerca da usabilidade na hora de criar mobile lojas e apps.

Basicamente, o modelo Thumb Zone conta com três regiões específicas:

  • Verde: área fácil de alcançar com o polegar
  • Amarela: área intermediária
  • Vermelha: área difícil de alcançar
Figura 1 – Zona do Polegar quando o smartphone é usado com as mãos esquerda e direita respectivamente.

Dentro da área verde, os designers podem incluir os alvos mais importantes para um site e-commerce mobile, ou seja, os elementos que eles querem que os consumidores consigam acessar com facilidade.

Assim, o modelo Thumb Zone facilita a criação de experiências amigáveis de usabilidade, sobretudo em smartphones. Ele permite alinhar elementos clicáveis como botões e links importantes em regiões de fácil acesso e os menos importantes em locais de difícil acesso.

Neste post, você conhecerá alguns números que expõem a importância da Zona do Polegar. Além disso, também ficará sabendo de algumas soluções e vantagens desse modelo de criação de design para mobiles. Continue lendo!

Zona do Polegar em números

Em 2013, o já mencionado pesquisador Steven Hoober entrevistou mais de 1.300 pessoas sobre a forma como elas usam seus smartphones. Na ocasião, ele coletou estatísticas interessantes como as que você poderá ler em seguida:

  • 90% dos entrevistados eram destros;
  • 49% seguram o celular com uma das mãos e usam o polegar para tocar a tela;
  • 36% seguram o telefone com uma das mãos e tocam com o dedo polegar da outra;
  • 15% usam as duas mãos e os dois polegares para tocar a tela;
  • 75% dos toques nas telas de celulares são feitos com os polegares.

Ademais, o estudo de Hoober confirmou que os usuários de smartphones mudam de mãos com frequência. Em outras palavras, apesar de nem todos serem ambidestros, é comum a troca de mãos conforme a ocasião na hora de usar um celular.

Seja como for, quando uma pessoa usa o celular com uma das mãos, o polegar é o único dedo confortavelmente disponível para tocar na tela. E mesmo quando as duas mãos são usadas, os polegares são os dedos preferidos para o toque.

Thumb Zone em outros aparelhos

O modelo de Zona do Polegar pode ser aplicado a outros dispositivos móveis, além dos smartphones. Os tablets e os phablets, por exemplo, são aparelhos um pouco maiores, mas que também podem ser muito acessados com o uso dos polegares.

Todavia, quanto maiores os dispositivos, mais difícil é para acessar o topo das páginas web. Desse modo, é sempre bom manter os elementos mais importantes na parte inferior central das telas, onde o alcance com o polegar é mais comum e fácil.

Soluções de design com o modelo de Zona do Polegar

Dada as condições do modelo de Zona do Polegar, ao criar uma mobile loja você deve sempre buscar:

  • Inserir links, botões e formulários importantes dentro ou próximos da área verde da tela;
  • Inserir um menu fixo na parte inferior da tela para facilitar a navegação pela loja online;
  • Incluir os elementos principais na parte inferior central, no caso de tablets e phablets;
  • Incluir frases de chamariz na área verde, pois é comum as pessoas olharem neste espaço;
  • Inserir os botões “Comprar” sempre abaixo das imagens, onde o acesso é mais fácil;
  • Criar links, botões e ícones não muito grandes ou pequenos, mas no tamanho ideal;
  • Manter espaços razoáveis entre os itens clicáveis, mas sem gerar ilusão de completude.

Enfim, quanto melhor a usabilidade neste aspecto, mais facilidade os consumidores terão para acessar a loja e fazer compras. Se eles sentirem que a experiência é boa, certamente voltarão para comprar mais vezes.

A importância de testar

Ao criar uma mobile loja é sempre bom levar em consideração a Thumb Zone. Mas depois que a loja já está pronta, também é importante fazer testes para verificar se tudo está funcionando bem na prática.

Para testar, você poderá fazer uso de recursos como o Teste AB, os mapas de calor e gravações de sessões, entre outros. Com a ajuda de softwares de análises como o Google Analytics, por exemplo, verifique o desempenho de cada página e depois selecione as melhores.

Zona do Polegar: vantagens

Quem cria novos aplicativos e novas mobile lojas fazendo uso da Zona do Polegar consegue proporcionar melhor desempenho no comércio eletrônico. Esta é, sem dúvida, a maior vantagem de usar esse modelo.

Com melhor usabilidade e facilidade de acesso, as mobile lojas geram mais vendas e mais leads para o seu negócio. Dessa maneira, elas permitem que você lojista usufrua melhor do crescente mercado de mobile commerce.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.