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Case de sucesso: Sun House + liveSEO

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Tela de computador aberta em e-commerce de movéis
Imagem: reprodução

A Sun House, uma das principais varejistas de móveis e decoração do país, está celebrando uma parceria altamente bem-sucedida com a agência liveSEO, que resultou em conquistas notáveis no cenário do e-commerce e do SEO.

Os resultados obtidos pela parceria são impressionantes e refletem a dedicação conjunta em maximizar a presença e autoridade online da Sun House, enquanto otimizam a experiência do usuário e aumentam a visibilidade nos motores de busca. Nos últimos 13 meses, a Sun House alcançou um crescimento notável em várias métricas, demonstrando a eficácia das estratégias aplicadas.

Principais estratégias utilizadas no e-commerce da Sun House

Estratégias de empresa Sun House
Imagem: reprodução

Aplicação de ícones navegacionais

Ícones navegacionais servem como apoio para a navegação dos usuários, ajudando a encontrar as categorias mais importantes dentro de um departamento, além de servirem como um link sculpting, ajudando a distribuir autoridade para as categorias. Essa estratégia visa, também, aumentar o tempo de permanência do usuário na página, além de otimizar sua navegabilidade e aumentar a quantidade de páginas acessadas por sessão. 

Os ícones foram aplicados no principal departamento do site, “Móveis por ambiente”, destacando as principais subcategorias de cada uma das categorias. Veja um exemplo:

Tela de e-commerce de móveis para sala de estar
Imagem: reprodução

Recategorização

Através da recategorização do site, foi possível assegurar o aprimoramento da navegabilidade da estrutura de categorias da Sun House, bem como expandir o potencial de posicionamento para palavras-chave vantajosas. Para realizar essa tarefa, uma análise abrangente de palavras-chave foi conduzida para identificar oportunidades de tráfego. Em colaboração com o cliente, foram delineadas estratégias apropriadas para o novo menu do site.

Essas implementações resultaram em contínuas melhorias nas métricas de comportamento dos usuários que visitam o site da Sun House. Destaca-se, por exemplo, a taxa de engajamento, que atualmente atinge notáveis 99,8% (julho de 2023), como um indicador do impacto positivo dessas iniciativas.

Implementação de dados estruturados

Dados estruturados otimizam o segundo passo global do Google, a indexação. Estruturar os dados oportuniza que o buscador indexe o site no campo semântico visado de forma mais eficiente, permitindo mais palavras chave indexadas em menos tempo. Na Sun House, foram implementados dados estruturados de breadcrumbs, de FAQ nas categorias que receberam FAQs e do tipo product nas páginas de produto.

Com essas otimizações, foi possível observar  uma melhora na posição média do site – que atualmente está em 9,5 – mesmo que com mais palavras-chave indexadas, demonstrando que essas KWs estão de fato respondendo à intenção de busca dos usuários. Atualmente, o e-commerce posiciona bem para importantes palavras-chave non-branded, como:

– “cadeira”

– “cadeiras”

– “cristaleira”

– “cadeiras para mesa de jantar”

– “escrivaninha com gavetas”. 

Todas possuem um alto volume de busca e trazem um importante tráfego para o site da Sun House. 

Backlinks

A partir de uma parceria da Sun House com o blog DoEdu, com auxílio do time Apolo da liveSEO no planejamento, foram conquistados oito backlinks para páginas de produto no site da Sun House e angariou backlinks do Jornal Meon e do Guia São Roque, ambos sites que possuem um ótimo DR (domain rating) e ajudaram a compartilhar autoridade com o site da Sun House – que tinha um DR 12 no início da tração e agora atingiu o DR 17. 

Blog

Em 2022, a liveSEO deu início à redação de artigos para o blog da Sun House. Esse investimento começou a apresentar crescimento notável no início de 2023, evidenciando uma tendência positiva. No segundo trimestre de 2023, com a consolidação do blog, a agência implementou uma estratégia focada no cluster de cadeiras. Os resultados foram particularmente animadores, pois se refletiram de forma positiva no e-commerce. Por exemplo, a palavra-chave “cadeiras” registrou um aumento de 984% nos cliques nos últimos três meses, em comparação com o trimestre anterior. 

Frutos que já foram colhidos

Resultados em destaque do caso Sun House
Imagem: reprodução

Crescimento do E-Commerce

– Um aumento de 73% nas impressões no e-commerce foi alcançado nos últimos três meses, quando comparado ao ano anterior.

– O crescimento dos cliques no e-commerce aumentou em 46% durante o mesmo período de comparação.

Desempenho do blog

– No segmento de blog, houve um incrível aumento de 145% nas impressões e um impressionante crescimento de 299% nos cliques nos últimos três meses, comparados ao ano anterior.

Melhora no posicionamento

– O esforço conjunto resultou em uma melhora de 4,3% na posição média do site nos últimos três meses, chegando à posição 9,5 em junho.

– Um aumento notável de 11% na posição média do blog também foi alcançado no mesmo período.

Crescimento da receita e transações

A receita gerada pelo canal orgânico experimentou um aumento de 39%  nos últimos três meses, comparado ao período anterior. As transações mostram um crescimento de 28,2% durante o mesmo período, impulsionando ainda mais o sucesso da Sun House.

Palavras-chave indexadas

– 9.742 novas palavras-chave foram indexadas nos últimos 4 meses, destacando o esforço contínuo para expandir o alcance da Sun House.

Em resumo, a parceria de sucesso entre Sun House e liveSEO é um exemplo inspirador de como trabalhar juntos pode trazer grandes resultados pro e-Commerce. Este caso mostra como uma abordagem criativa e colaborativa pode levar ao sucesso nos negócios online.

Veja o que Ilan Calderon, CEO da Sun House, comentou sobre a parceria: