Apesar da crise ocasionada pela pandemia, o primeiro trimestre de 2021 foi positivo para as vendas no e-commerce, com alta de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020. Segundo o portal E-Commerce Brasil, o aumento resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o setor entre janeiro e março.
Embora a necessidade de isolamento social tenha acelerado a transformação e maturidade digital nas empresas, o e-commerce já vinha em ritmo crescente, tanto é que setores como as indústrias, distribuidores, atacadistas e varejo vêm investindo em mais tecnologia para seus canais, não apenas pela necessidade de acompanhar o mercado, mas também para reduzir custos e aumentar as vendas.
Foi o que aconteceu com a Alpar, por exemplo. A gigante do ramo de calçados, confecções e artigos esportivos escolheu a plataforma de e-commerce B2B da F1 e otimizou as diversas variáveis envolvidas no processo de venda entre empresas (políticas comerciais, tabelas de preços, descontos, condições de pagamento, crédito, impostos, etc).
Conscientes de que o e-commerce B2B é muito mais que compra de pessoa jurídica com cadastro moderado e desconto padrão, a Alpar estima aumentar 40% da receita através da nova plataforma. Até agora, desde a implantação da plataforma da F1, o canal já cresceu três vezes e os ganhos têm sido ainda mais expressivos desde o ano passado, em plena pandemia.
A F1 Commerce entrega canais de e-commerce robustos, flexíveis, versáteis, mas extremamente fáceis de serem utilizados. Além disso, o crescimento proporcionado pela empresa por meio da tecnologia é consequência de uma cultura que visa otimizar fluxos, gerando, entre outras coisas, uma integração e força maior entre as equipes de venda, fazendo com que todos os processos importantes funcionem na mesma plataforma.
Atender às expectativas dos clientes internos e externos diante de um mercado ainda mais competitivo é um desafio a ser vencido. Para isso, a Alpar apostou em diferenciais como fotos em 360 graus, criação de fluxo, canal de comunicação, segunda via de boleto e nota fiscal diretamente no canal, enfim, recursos para que o cliente e o representante se sintam em casa, tornando a jornada menos complexa e muito mais satisfatória, e contou com todo apoio da F1 Commerce durante a integração, implantação e suporte.
A cultura de fomentar a inovação e melhorar continuamente os processos é um dos pilares da F1 Commerce e da Alpar. Ademais, descobre-se que se está no caminho certo quando existem outros motivos para entrar no canal, além da compra. Isso só é possível quando a empresa entende as dores e necessidades dos clientes, engajando também a equipe de vendas nessa rotina. Vale ressaltar que sem isso não se prospera no mercado B2B.
Conheça o case completo em: https://www.f1commerce.com/blog/case-b2b-alpar/
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